Notícias
NEUROCIRURGIA
HU-UFPI realiza cirurgia de coluna com técnica inédita na instituição
Técnica biportal endoscópica permite cirurgias de coluna mais precisas e com recuperação mais rápida.
Teresina (PI) - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), as quatro primeiras cirurgias de coluna utilizando a técnica endoscópica biportal, um procedimento minimamente invasivo e inédito na instituição. Este tipo de operação, feita pelo Serviço de Neurocirurgia, favorece a alta no dia seguinte à intervenção.
A técnica é uma evolução das cirurgias endoscópicas tradicionais, que são realizadas com pequenos cortes (geralmente menores que um centímetro). A biportal consegue tratar diferentes problemas na coluna, como hérnias de disco, estenose do canal lombar (estreitamento do canal vertebral), deslocamentos (listeses), compressões nervosas e até casos que exigem biópsias ou colocação de próteses, explicou o neurocirurgião Jackson Daniel Sousa. “É uma técnica que permite tratar uma gama de problemas bem maiores do que as outras cirurgias minimamente invasivas”, destacou.
Diferente da técnica uniportal, onde todos os instrumentos e a câmera são inseridos por um único ponto (método já realizado no HU-UFPI), a cirurgia biportal usa duas incisões: um para a câmera e outro para os instrumentos. “Na técnica biportal, nós temos as duas mãos livres e isso nos permite alcançar locais mais específicos na coluna e realizar o tratamento com mais precisão”, destacou o médico.
Os benefícios da abordagem minimamente invasiva são expressivos no pós-operatório. Segundo o neurocirurgião, os pacientes sentem menos dor, têm menos sangramento durante a cirurgia, a recuperação é mais rápida, com menor necessidade de medicamentos: “O objetivo do nosso tratamento é fazer com que o paciente retorne à sua vida normal de trabalho, de lazer, de todas as suas atividades rotineiras de forma mais rápida”.
A nova técnica trouxe esperança para Francismendes Silva, de 49 anos, que estava afastado do trabalho como pedreiro por conta de uma hérnia de disco. Há três meses, a dor se intensificou a ponto de deixá-lo acamado: “É uma dor que começa na coluna e desce a perna. Dói bastante, umas pontadas fortes, dando câimbras e formigamentos, um choque”, descreveu. Com a cirurgia realizada na quarta-feira (13), ele tem o desejo de voltar às atividades e ter qualidade de vida: “Estou com a expectativa boa. Só eu sei o que estou passando. Eu quero me ver livre dessa dor.” O próximo passo para os pacientes submetidos ao procedimento, indicou o especialista, é iniciar fisioterapia e fortalecimento muscular, medidas fundamentais para evitar a reincidência do problema.
Sobre o HU-UFPI
O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com apoio de Maria Carvalho
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh