Notícias
HU-UFPI/Ebserh realiza a VI SEMANA DE SEGURANÇA DO PACIENTE com o tema “Engajar pacientes para a segurança do paciente”
Na manhã desta segunda-feira (18/09), foi realizada a abertura da VI SEMANA DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HU-UFPI/EBSERH, com o tema “Engajar pacientes para a segurança do paciente”, no auditório do hospital, organizada pelo Setor de Gestão da Qualidade da instituição, com a participação de gestores, colaboradores, residentes, docentes e discentes do Hospital Universitário.
O evento é alusivo ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a finalidade de propagar melhorias na assistência por meio da divulgação, reforço e sensibilização das metas de segurança do paciente nas instituições de saúde. Neste ano, comemora–se ainda os dez anos de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, e nove anos do programa implantado na Rede Ebserh e no HU-UFPI.
No início da abertura do evento, foram chamados para compor a mesa de honra, o superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio, o Gerente de Atenção à Saúde, Maurício Giraldi, o Gerente de Ensino e Pesquisa, Carlos Eduardo, a chefe de Divisão de Logística e de Infraestrutura Hospitalar, Lariza Falcão, a chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Roxana Mesquita, e a bióloga Sharlla Lopes.
A todos, foi oportunizada a palavra. Ocasião em que o gerente de atenção à saúde, Mauricio Giraldi, ente outras questões, falou aos profissionais de saúde sobre a importância de seguir os protocolos relacionados aos cuidados com a segurança do paciente, bem como de se verificar o tempo de internação e permanência do paciente no ambiente hospitalar, com a finalidade de evitar eventos adversos.
Por sua vez, o superintende do hospital, Paulo Márcio, ressaltou a importância da prevenção no enfretamento de infecções, realizando-se, por exemplo, uma boa higienização das mãos, com uso de água e sabão, álcool e utilização de luvas; falou ainda sobre os cuidados que devem ser tomados com os materiais e instrumentos que são utilizados durante as cirurgias e em pacientes, como o uso de sondas, por exemplo.
Na sequência, disse ainda aos presentes da importância de se evitar quedas: “Existem protocolos para prevenir quedas, existem técnicas para trocar lençóis e roupas de pacientes dentro do leito; os profissionais deste hospital são treinados e sabem fazer isso, e é muito bacana ver tudo isso sendo implementado aqui dentro do HU, vez que, por outro lado, em instituição que isso não acontece, os resultados não são bons”, pontuou o superintendente.
O evento foi marcado ainda pela entrega de certificados, homenageando aqueles que cumprem de forma exemplar as “Metas de Segurança do Paciente”. O Posto 2 recebeu o certificado referente à Meta 1 – identificar corretamente o paciente; a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebeu o certificado Meta 2 - Boas práticas de comunicação; A Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação (UFCD) e a Clínica Médica ganharam o certificado da Meta 3 - Protocolo de práticas seguras de prescrição, dispensação, administração e uso de medicamentos; Os técnicos de enfermagem Joelson, Simone, Cinthia, Elisangela e o médico Raimundo Junior receberam o certificado da Meta 4 - Protocolo de cirurgia segura; a equipe de fisioterapeutas ganhou o certificado da Meta 5 - Protocolo higienização das mãos; O Posto 3 ficou com o certificado da Meta 6 - Protocolo de prevenção de lesão por pressão; e a equipe de enfermeiros recebeu o certificado da Meta 7 - Protocolo de quedas.
O evento acontece de 18 a 20/09, com oferta de minicursos, feiras e palestras, nos turnos manhã, tarde e noite, abordando a temática Segurança do Paciente. Os interessados não precisam fazer inscrições.
Sobre a Ebserh
O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.