Notícias
HÉRNIA DAY
HU-UFPI alia ensino e assistência em evento sobre tratamento de hérnia da parede abdominal
Teresina (PI) – O Hospital Universitário do Piauí da Universidade Federal do Piauí e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFPI/Ebserh) realizou o Hérnia Day no último dia 5 de outubro. Além de aulas teóricas, o evento contou com videocirurgias transmitidas ao vivo para os participantes e teve a finalidade de divulgar a aplicação das técnicas minimamente invasivas para tratamento de hérnias da parede abdominal.
O evento foi gratuito e contemplou cerca de 90 participantes, entre acadêmicos do curso de graduação em Medicina, residentes em Cirurgia Geral e médicos especialistas em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, além de profissionais da área.
O cirurgião do aparelho digestivo Marlon Moreno avalia que o evento foi proveitoso, ao tempo em que integrou ensino e assistência com a realização de três cirurgias, transmitidas em tempo real no Auditório do hospital. “Tivemos grande participação de estudantes de Medicina e residentes tanto do HU-UFPI quanto do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e até de Parnaíba. Tivemos convidados de fora do Estado, além de grandes cirurgiões da nossa região”, disse.
Além das cirurgias, a programação contou com aulas sobre assuntos como anatomia e técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Um dos instrutores foi o cirurgião Maxwell Stanford Freire de Santana, do Real Hospital Português, em Recife, Pernambuco. O evento também teve nomes de referência no Piauí como os médicos Luís Gustavo Cavalcante Reinaldo; Marlon Moreno da Rocha Caminha de Paula; e Élio Rodrigues da Silva, que atuaram nas palestras/instrutorias.
Os pacientes selecionados para a cirurgia durante o Hérnia Day eram acompanhados no Hospital Universitário da UFPI e foram submetidos à laparoscopia, que consiste em um pequeno corte na parede abdominal. “Fizemos um procedimento para tratar uma hérnia inguinal utilizando a técnica transabdominal pré-peritonial (Tapp), outra cirurgia de hérnia inguinal que usou a técnica extraperitonial (TEP), e o terceiro procedimento pela técnica Aipo, indicada para pacientes com hérnia ventral”, detalhou Marlon.
Hérnia é o escape parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu, por má formação ou enfraquecimento, nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos do abdômen.
Sobre a Ebserh
O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos, com revisão de Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh