Notícias
HU-UFPI realiza evento de prevenção e controle de infecções e higienização das mãos
Com muita animação e explorando a parte lúdica, iniciou hoje (24/05), e vai até o dia 27/05, a II Semana de Prevenção e Controle de Infecção e VI Semana da Higienização das Mãos do HU-UFPI, organizadas pelo Setor de Gestão de Qualidade, pela Unidade de Vigilância em Saúde e pelo Grupo de Trabalho de Higienização das Mãos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Na abertura do evento, realizado no auditório do Espaço Acadêmico, houve a apresentação da equipe organizadora do evento que, acompanhada pelo som da sanfona do músico e colaborador do hospital, Augusto Nery, e do mascote Alkingelson, cantou a música tema da campanha deste ano: “ Higienize suas Mãos para Prevenir Infecção”, uma paródia de uma outra música bastante conhecida da dupla Ávine e Mathus Fernandes.
Compuseram a mesa de honra do evento, o Superintendente, Paulo Márcio Nunes; representando a Gerência de Atenção à Saúde, o Chefe do Setor de Cuidados Especializados, Newton Nunes; a Gerente Administrativa, Eleonora Parentes; a Chefe da Divisão do Cuidado e Apoio Diagnóstico, Maria Zélia de Araújo Madeira; o Chefe da Divisão Médica, Marx Lincoln; representando a Chefe da Divisão de Enfermagem, Maria Lailda Santos; a Chefe da Setor de Gestão da Qualidade, Roxana Mesquita Siqueira, e a Presidente da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS), a médica Thallyta Antunes - todos do HU-UFPI.
Na sequência, a palestra magna, com o tema “Noções de resistência bacteriana”, ficou a cargo da infectologista e Presidente da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde, a médica Thallyta Antunes, que tirou dúvidas dos presentes, explanou sobre as diversas bactérias existentes e o cuidado no uso de antibióticos para evitar que elas se tornem resistentes, entre outros assuntos relacionados ao tema.
O objetivo do evento, segundo os organizadores, é sensibilizar e conscientizar os profissionais da saúde para a promoção da cultura de segurança do paciente, priorizando a higiene das mãos como medida de prevenção e controle de infecções.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% das infecções podem ser evitadas com simples higienização correta das mãos.
Ainda hoje, ocorreram blitz “adorno zero” nos pontos eletrônicos. E até sexta (27/05), acontecem palestras, treinamentos e oficinas na UTI Geral, no centro cirúrgico, no ambulatório e nos postos de internação e podem participar trabalhadores, docentes e discentes do HU-UFPI.
Clique e veja a programação completa.