Notícias
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Ebserh inicia o 5º ciclo da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Residentes dos Hospitais Universitários Federais
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciou o 5º ciclo da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Residentes dos Hospitais Universitários Federais (HUFs), que ocorre entre os dias 23/10/2023 e 01/12/2023 e tem por objetivo avaliar o campo de prática de todos os programas de residência - modalidades médica, uni e multiprofissional -, auxiliando na identificação dos pontos de potencialidade e nos pontos de necessidade de melhoria.
A pesquisa irá avaliar diversos itens, divididos em três grandes blocos: infraestrutura, serviço ofertado e formação profissional. E para isso, os residentes receberão o formulário pelo e-mail institucional, constando um questionário com perguntas abertas e fechadas. Inicialmente, para participar da pesquisa, o residente deverá informar o número de CPF, que servirá exclusivamente para o cruzamento com a base de dados da Ebserh.
“A partir da realização da pesquisa, espera-se reforçar a importância de se proporcionar a escuta dos residentes dos Hospitais Universitários Federais, ampliando a possibilidade de participação dos residentes universitários. Além de legitimar o exercício do direito à participação social, a pesquisa contribui para o fortalecimento das relações entre as instituições vinculadas à Rede Ebserh e seus diversos usuários”, afirmou o ouvidor do HU-UFPI/Ebserh, Leonardo Amorim.
Ainda segundo Leonardo, esse conjunto de elementos favorece a adoção de decisões mais assertivas, viabilizando o aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos Hospitais Universitários Federais.
E em caso de dúvidas ou para obtenção de eventuais esclarecimentos, os residentes devem procurar presencialmente a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) ou a Ouvidoria do HU-UFPI.
Sobre a Ebserh
O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.