Notícias
CONHECIMENTO
Transplante hepático é tema de capacitação no HU-UFMA
São Luís (MA)- O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no último sábado (03), a primeira capacitação sobre o Manejo Pós-Operatório do Paciente Transplantado Hepático em Unidade de Terapia Intensiva. Ela foi uma iniciativa da Unidade de Transplante, da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes-CIHDOTT e da Unidade de Cirurgia do Aparelho Digestivo.
O curso foi realizado de forma híbrida, sendo transmitido diretamente do auditório azul da Unidade Presidente Dutra. Foi uma oportunidade rica de capacitação para os profissionais que exercem o cuidado do paciente transplantado hepático. O HU-UFMA possui CIHDOTT de classificação III, sendo o primeiro hospital do Maranhão e o único público do estado credenciado como captador e transplantador de fígado junto ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT), sendo fundamental o constante aprimoramento dos profissionais da Instituição.
A coordenadora do evento, Kenya Mara Veras, agradeceu a participação de todos e ressaltou que esse foi um momento agregador e fundamental para contribuir com a construção do protocolo do manejo do paciente hepático. O gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito, relembrou que o transplante não iniciou em 2018 com o primeiro transplante, mas começou bem antes, como resultado do empenho e dedicação de uma grande equipe e da melhoria constante dos processos. “O avanço na história do transplante no hospital é fruto de um trabalho integrado e multiprofissional. Eventos como esse são fundamentais para fortalecer o conhecimento e aprimorar o cuidado”, pontuou.
A aula expositiva teve como instrutores: o médico intensivista, Hugo Leonardo, que falou sobre o “Manejo pós- operatório na UTI”; o hepatologista do Transplante Hepático, Rogério Soares Castro, que apresentou sobre “Imunossupressão e acompanhamento do hepatologista; o nefrologista, Felipe Seabra, que abordou sobre “Disfunção renal no transplante hepático”; a hepatologista do Transplante Hepático, Ana Leatrice Sampaio, que falou sobre “ Disfunção do Enxerto”; o infectologista, Daniel Wagner Santos, que apresentou sobre “Prevenção em manejo de infecção em transplante”; e o cirurgião do aparelho digestivo e transplante hepático, Orlando Torres, que fez uma apresentação geral sobre o transplante, trazendo vários casos e abordando técnicas da cirurgia, tanto no doador, quanto no receptor.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, participou da abertura da atividade no formato on-line e fez questão de parabenizar a iniciativa. “A área do transplante tem dado muitas alegrias, mas com isso vem também grandes responsabilidades. É um tema atual e relevante e quanto mais pudermos proporcionar momentos como esse, de intensas trocas, mais poderemos avançar nos nossos processos e consequentemente no cuidado oferecido aos nossos pacientes”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh