Notícias
ATENÇÃO HUMANIZADA
HU-UFMA realiza curso de sensibilização sobre Método Canguru
São Luís (MA)- O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoveu, nos dias 26 e 27 de agosto, o Curso de Sensibilização do Método Canguru. A iniciativa teve como objetivo capacitar e sensibilizar profissionais de saúde sobre a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido.
O evento foi realizado no auditório central da Unidade Materno-Infantil e contou com mais de 50 participantes, incluindo profissionais do HU-UFMA; residentes multiprofissionais e médicos, especialmente da área de neonatologia; residentes angolanos do Programa de Fellowship; além de profissionais de outras maternidades, como a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), o Hospital Juvêncio Matos e o Hospital Dr. Jackson Lago (Pinheiro). Também participaram docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que atuam na capital e no interior.
Segundo a assessora do Método Canguru, Ana Cláudia Garcia Marques, o curso apresentou os princípios e práticas da Política de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido, especialmente aos prematuros de baixo peso, com foco na melhoria do cuidado aos bebês e suas famílias, por meio de um modelo humanizado.
“O curso de sensibilização é uma das ações previstas nessa política, que busca disseminar boas práticas e seus pilares entre os profissionais que atuam com recém-nascidos e suas famílias”, explicou.
As aulas foram conduzidas por tutores e consultores do Método Canguru e incluíram palestras, atividades práticas e visita à unidade neonatal. “Ao longo desses dois dias, discutimos, além da Norma, temas como estresse e dor, aspectos neurocomportamentais e psicoafetivos dos recém-nascidos, processos de cuidado, entre outros. Esperamos que os profissionais multipliquem essas práticas em seus locais de trabalho”, ressaltou Ana Cláudia.
Para a enfermeira Lígia Cristina Vieira, que atua na Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco) do Hospital Juvêncio Matos, participar do curso foi fundamental. “Essa é uma área que gosto muito e ter tido a oportunidade de aprender mais para desenvolver um bom trabalho foi muito importante.”
A consultora nacional do Método Canguru e chefe do Setor de Gestão do Ensino, Marynea Vale, destacou o papel de referência do HU-UFMA. “A metodologia Canguru é uma política do Ministério da Saúde voltada ao cuidado do recém-nascido de baixo peso, sendo uma das mais relevantes para reduzir a morbimortalidade neonatal, principal componente da mortalidade infantil. O HU-UFMA é um dos cinco centros de referência nacional e coordena ações em diversos estados.”
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh