Notícias
INVESTIMENTO
HU-UFMA/Ebserh investe em tecnologia de ponta para aprimorar diagnósticos e apoiar hospitais da Rede
A iniciativa marca mais um passo no compromisso do HU-UFMA e da Ebserh com a inovação e a eficiência diagnóstica.
São Luís (MA)- Foi assinado na última quinta-feira, 06, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o empenho para aquisição do novo microscópio Eletrônico de Varredura por Emissão de Campo (MEV-FEG), adquirido com investimento de R$ 6,6 milhões do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Hospitalar (PROHSUS).
A iniciativa marca mais um passo no compromisso do HU-UFMA e da Ebserh com a inovação, a eficiência diagnóstica e a melhoria da assistência à população. A estatal desempenhou uma importante atuação para possibilitar que o atual equipamento seja substituído. Representando a estatal no ato de assinatura, estavam a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages e o gerente administrativo do HU-UFMA, Eurico Santos Neto.
O equipamento será destinado ao Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica (LIME), referência na realização de exames especializados, incluindo diagnósticos de patologia renal e patologia do transplante, fundamentais para o manejo clínico de doenças graves e potencialmente fatais.
O LIME é o laboratório de referência em Patologia Renal da rede Ebserh, atendendo atualmente 22 hospitais universitários, incluindo o próprio HU-UFMA. Trata-se do primeiro e maior serviço compartilhado da EBSERH, configurando-se como um modelo de integração e cooperação dentro da rede.
“O investimento realizado possibilitará a modernização do parque tecnológico do HU, proporcionado um avanço estratégico para o fortalecimento da capacidade diagnóstica, para a otimização dos recursos disponíveis e para a garantia de um atendimento de excelência à população”, afirmou o gerente administrativo.
O microscópio traz avanços significativos para a rotina diagnóstica. Entre suas principais melhorias estão: maior versatilidade ao permitir análise detalhada de superfícies, estruturas de tecidos e materiais biológicos; redução do tempo de análise: eficiência energética e baixo custo de operação; e análise de cortes mais espessos, ampliando as possibilidades de preparação e estudo das amostras.
“Essas características tornam o novo microscópio uma ferramenta estratégica para diagnósticos mais rápidos e precisos, beneficiando pacientes com doenças renais complexas e complicações relacionadas a transplantes em todo o país. Teremos a possibilidade de analisar vários casos ao mesmo tempo, trazendo economia e celeridade para o nosso serviço. Com isso, podemos também ampliar mais ainda o serviço para outros hospitais”, ressaltou o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde e coordenador do LIME, Gyl Eanes Barros Silva.
Ensino, pesquisa e inovação
Além de sua relevância assistencial, o LIME é um importante centro de ensino e pesquisa. Já publicou mais de 170 artigos científicos em periódicos internacionais, sendo 72 nos últimos cinco anos — muitos em colaboração multicêntrica com outras unidades da Ebserh.
O laboratório também atua na formação de profissionais por meio de cursos, estágios e discussões clínicas para residentes de Nefrologia, Patologia, Reumatologia e Urologia, fortalecendo os pilares de assistência, ensino e pesquisa que sustentam o modelo dos hospitais universitários.
Novas perspectivas
A previsão é que em seis meses o equipamento seja entregue. Enquanto isso, o HU-UFMA está preparando as instalações para recebê-lo. Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, cada investimento como esse é, antes de tudo, um investimento nas pessoas.
“É um investimento nos pacientes que terão diagnósticos mais rápidos e precisos, nos profissionais que poderão trabalhar com tecnologia de ponta e nos estudantes que aqui se formam com excelência. O novo microscópio é um símbolo do compromisso da Ebserh e do HU-UFMA em unir ciência, cuidado e inovação para transformar vidas.”
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh