Notícias
VALORIZAÇÃO
HU-UFMA celebra o cuidado com quem cuida na XII Feira do Trabalhador
São Luís (MA)- Com o objetivo de proporcionar um dia especial de cuidado e bem-estar aos colaboradores, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta sexta-feira (14), a XII Feira do Trabalhador. O estacionamento da Unidade Presidente Dutra se transformou em um grande espaço de convivência, repleto de atividades voltadas à saúde do corpo e da mente.
A iniciativa, que tem se consolidado como uma boa prática na Rede Ebserh, trouxe este ano o tema “Cuidando de quem cuida”, reforçando a importância de olhar para quem dedica sua rotina ao cuidado do outro.
Durante todo o dia, os participantes puderam desfrutar de uma programação diversificada, com atividades de relaxamento, beleza, cuidados corporais, atendimentos de saúde, oficinas de qualidade de vida, além de homenagens, sorteios e apresentações culturais.
Entre os serviços oferecidos, estiveram massagem, limpeza de pele, maquiagem, pintura de barriga, acupuntura, conciliação judiciária, entre outros. A feira também contou com momentos de descontração, como mostra de talentos, desfile de fantasias, quiz correcional e aulas de Kizomba (Dennis Adam) e ritmos (Nilton Sobrinho).
A superintendente Joyce Santos Lages destacou o caráter humano e integrador da ação. “A Feira do Trabalhador é uma celebração da nossa gente. É o momento de agradecer e retribuir, com cuidado e acolhimento, a dedicação de cada colaborador que faz o HU-UFMA acontecer. Cuidar de quem cuida é valorizar nossa missão, fortalecer nossos vínculos e renovar as energias para continuar transformando vidas por meio do trabalho em saúde”, afirmou.
Para a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Erika Beckman, a feira é resultado de um esforço coletivo que traduz o espírito da instituição. “A Feira do Trabalhador é um evento construído a muitas mãos. São semanas de preparo, ideias e dedicação para que cada detalhe mostre o quanto vocês são importantes. Este é um evento único na Rede Ebserh e já faz parte da nossa história — um espaço que une cuidado, diversão e integração”.
A cada edição, a Feira do Trabalhador reafirma o compromisso do HU-UFMA com a valorização dos profissionais e a promoção de um ambiente de trabalho saudável e humanizado, onde o bem-estar é reconhecido como parte essencial da qualidade na assistência e na gestão.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, reafirmou que a universidade não mede esforços para garantir as melhores condições de trabalho e qualidade de vida dos colaboradores.
“Cuidar das pessoas que fazem a universidade acontecer é uma prioridade absoluta.
São elas que asseguram a continuidade da nossa missão de ensinar, pesquisar, inovar e transformar vidas”, pontuou.
Estiveram presentes também na abertura, o ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da sede, Eloa Todarelli Junqueira; o presidente da Associação Médica Brasileira no Maranhão, Artur Serra Neto; o gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito; o gerente de Ensino e Pesquisa, Rita Carvalhal; o gerente de Administração, Eurico Santos Neto.
Homenagens: Foram premiados os setores mais elogiados do HU-UFMA de 2025. Em primeiro lugar ficou a Unidade de Saúde da Mulher; em segundo lugar a Unidade de Clínica Médica e em terceiro lugar a Unidade de Clínica Cirúrgica. Este ano, uma nova categoria foi criada: “Unidade Parceira da Ouvidoria”, que premiou quem respondeu as demandas de Ouvidoria no menor tempo. A vencedora foi a Unidade de Regulação Interna.
Atrações culturais: Dj Breno; Jil com J; Banda Feijoada Completa.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Tags: