Notícias
REFERÊNCIA
HU-UFMA celebra 20 anos da UTI Pediátrica do Maranhão
São Luís (MA) – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemorou nesta sexta-feira, 12, os 20 anos de criação da primeira UTI Pediátrica do Maranhão. A solenidade reuniu profissionais, residentes e familiares que marcaram essa trajetória, em reconhecimento ao cuidado, dedicação e confiança que consolidaram o serviço como referência estadual em terapia intensiva pediátrica.
A implantação da unidade representou um divisor de águas na assistência à saúde infantil no Maranhão, ao garantir acesso a leitos especializados, reduzir riscos associados à internação em UTIs adultas e contribuir para a melhoria dos indicadores de sobrevivência. Com média anual de 280 pacientes, já foram realizados cerca de 6 mil atendimentos ao longo dessas duas décadas, fortalecendo a atenção especializada e qualificando permanentemente as práticas assistenciais.
Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, a celebração reconhece o papel das equipes que construíram a unidade e renova o compromisso institucional com a excelência. “Celebrar esses 20 anos é agradecer a todos que contribuíram para essa história e reafirmar nosso compromisso com um cuidado seguro, humanizado e de alta qualidade. A UTI Pediátrica segue sendo referência no estado, tanto na assistência quanto na formação de profissionais, e essa trajetória reforça o papel estratégico do hospital na saúde infantil do Maranhão.”
A chefe da UTI Pediátrica, Milena Fernandes, destacou os avanços estruturais e assistenciais ao longo do período. “Nessas duas décadas, consolidamos um corpo profissional altamente especializado, implantamos a Residência em UTI Pediátrica, estruturamos uma equipe multidisciplinar completa e fortalecemos áreas como cirurgia cardíaca congênita e transplante renal pediátrico. Esses investimentos contribuíram para reduzir a mortalidade infantil em cerca de 30% e ampliar significativamente nossa capacidade tecnológica e de cuidado.”
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou a importância do momento. “A nossa UTI está consolidada. Vinte anos não são vinte dias. É uma unidade que recebeu grandes investimentos ao longo dos anos, tornando-se referência. Temos gerado um impacto significativo na saúde do Maranhão e contribuído para o ensino e a extensão. Por isso, é tão importante celebrar todos que fazem parte dessa história”, ressaltou.
Sabrina Martins, mãe de Efraim Pereira, que ficou internado por quatro meses na UTI, fez questão de deixar seu depoimento. Já se passaram sete meses desde o falecimento dele, em decorrência da síndrome hemofagocítica primária. Mesmo diante da perda, ela segue grata. “Sou muito grata a Deus por todos vocês. Apesar de o Efraim não estar mais aqui conosco, eu vi de perto que meu filho foi muito bem cuidado. Vi todo o esforço e a luta para tentar salvar a vida dele. Quero agradecer, de corpo, alma e coração, a todos vocês”, afirmou.
Também estiveram presentes na mesa de abertura a diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi; o diretor geral do HU-UFMA à época da implantação da Uti Pediátrica e professor emérito da UFMA, Natalino Salgado Filho; a gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA em exercício, Tereza Rachel Gomes; e a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFMA, Ana Luiza Rodrigues Bezelga Assef. A cerimônia ocorreu no auditório central da Unidade Materno Infantil.
UTI Pediátrica
A unidade é referência em cirurgia cardíaca congênita, neurocirurgias complexas, tratamento da escoliose — com atuação em desenvolvimento e formação de profissionais —, cirurgias urológicas complexas, terapia de substituição renal e no uso de tecnologias avançadas para diagnóstico e tratamento infantil. A faixa etária predominante entre os pacientes é de 29 dias a 12 meses, correspondendo a 30% do público atendido.
Programação
A programação contou com momento ecumênico com os líderes religiosos, pastor Ivan José e padre Rios; apresentação da linha do tempo da UTI Pediátrica; homenagens em três categorias: Mãos que Iniciaram a História; Primeiros Cuidados, Eternas Marcas; e Parceiros do Caminho; e apresentação musical de Luís Almeida.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais, com contribuição de Aretha Lins
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh