Notícias
CAPACITAÇÃO
V Curso de Facilitadores em Simulação do HC-UFPE é concluído no próximo dia 10
O Hospital das Clínicas da UFPE encerra, no próximo dia 10, a quinta edição do Curso de Facilitadores em Simulação, promovido pelo Setor de Ensino (Sege/GEP). O curso, com carga horária de 34 horas, teve início em 8 de setembro e contou com oito encontros, sendo cinco presenciais e três realizados de forma remota síncrona (EAD).
A formação reuniu preceptores de diversas áreas da saúde do HC, docentes da UFPE e profissionais externos, fortalecendo a integração entre ensino e prática assistencial. “O objetivo do curso foi capacitar professores, preceptores e profissionais como facilitadores no Ensino Baseado em Simulação para ampliar a utilização desta estratégia inovadora de ensino, fortalecendo a formação profissional nos mais diversos cenários, além da segurança do paciente”, explica a chefe da Sege, Giselle Paiva.
Para Regina Lira, enfermeira da Nefrologia e uma das participantes, o curso de simulação clínica foi uma experiência enriquecedora. “Por ser meu primeiro contato com essa metodologia, fiquei impressionada com o quanto ela aproxima o aprendizado da prática profissional. As atividades teóricas e práticas se complementaram de forma muito eficaz, proporcionando um desenvolvimento técnico e humano. Os professores foram excelentes , dedicados, capacitados e sempre dispostos a compartilhar conhecimento de maneira clara e envolvente”, afirmou.
Entre os temas abordados nesta edição, estiveram: Princípios do ensino baseado em simulação, Design instrucional da simulação, Construção de cenários (oficina prática), Debriefing (oficina prática), Moulage (teórica e prática), Papel do ator na simulação e Simulação interprofissional. Realizado anualmente, o Curso de Facilitadores em Simulação é uma das principais ações de capacitação promovidas pelo Sege/GEP.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.