Notícias
CAMPANHA
Unidade da Criança e do Adolescente promove ação educativa de sensibilização para a prematuridade no HC-UFPE
Para marcar o Novembro Roxo, mês mundial de sensibilização para a prematuridade, o Hospital das Clínicas da UFPE promoveu um momento de celebração com as famílias de bebês prematuros nascidos no HC, uma unidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação ocorreu no Ambulatório de Pediatria Especializada, no Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro. O tema da campanha Novembro Roxo deste ano é "Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”.
A iniciativa da Unidade da Criança e do Adolescente do HC buscou explicar de maneira acessível questões como as causas da prematuridade, formas de cuidar dos recém-nascidos pré-termo (nascidos abaixo de 37 semanas) após a saída do hospital e a importância do aleitamento materno. A campanha contou com a entrega de cartilhas com informações sobre o tema, além de materiais de higiene pessoal, junto com um brinquedo para os bebês. Os produtos de higiene foram doados e os brinquedos, comprados pela própria equipe do setor.
Para a chefe da Unidade, Joana Bezerra, a ação teve como objetivo informar as famílias sobre maneiras de cuidar dos prematuros em meio a uma elevada taxa de nascimentos pré-termo no Brasil. “Nosso objetivo é acolher e orientar as famílias, mostrando que, mesmo diante dos desafios da prematuridade, existe uma rede de cuidado preparada para apoiar cada etapa do desenvolvimento desses bebês. Queremos que as mães, pais e responsáveis saiam daqui mais seguros, informados e confiantes para seguir com os cuidados em casa”, disse.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.