Notícias
ESPECIALIZAÇÃO
Residentes do HC obtêm melhores notas em exame da SBA
Aprovação garante o título de especialista em Anestesiologia
Publicado em
30/01/2017 12h49
Atualizado em
31/01/2017 17h41
Residente Camila Galindo teve a maior nota entre os R3 (Crédito: Raítza Vieira)
Três residentes do Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Hospital das Clínicas da UFPE obtiveram três das maiores notas na prova nacional de especialização aplicada, em dezembro, pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). O resultado da prova foi divulgado na segunda semana de janeiro pela SBA. O órgão é responsável, dentre outras funções, por zelar pelo cumprimento do código profissional e de ética da especialidade, além de estabelecer normas rígidas e específicas para o treinamento de profissionais de Anestesiologia.
A prova é aplicada anualmente para médicos que integram programas de residência vinculados à SBA, sendo sempre realizada ao final de cada um dos anos da residência e, junto com outros critérios definidos pela Sociedade, funciona para garantir o título de especialista perante o órgão.
As três médicas do Programa de Residência Médica em Anestesiologia do HC que receberam notas de destaque foram Camila Araújo Galindo, Gabriela Ferreira Lima e Vanessa Nóbrega Cavalcanti. Dentre elas, Camila Galindo obteve o melhor resultado: tirou 9 – que, juntamente às notas de outros aprovados no exame, foi a maior nota nacional da avaliação para os residentes do último ano. Gabriela tirou a segunda maior nota (8,75) e Vanessa, a terceira (8,5).
A residente Camila Galindo comemorou o resultado positivo, comentando que ele é importante tanto para a sua carreira profissional quanto para trazer uma maior visibilidade ao Programa de Residência Médica em Anestesiologia do HC. “Esse resultado acaba agregando mais valor ao Programa, mostrando que, através dele, estão sendo formados novos e bons anestesiologistas de reconhecimento nacional e, consequentemente, atraindo novos residentes para a instituição e para a especialidade”, pontuou.
Já o supervisor do Programa, o anestesiologista do HC Ruy Leite, explicou que os resultados positivos influem na elevação da conceituação dos Programa vinculados à SBA, sendo um ganho significativo para a divulgação da qualidade do trabalho dos anestesiologistas do HC. “Esses resultados foram fruto de um trabalho realizado ao longo de todos os anos de residência dessas alunas, em que focamos em aulas teóricas e práticas, seguindo as especificações da SBA e zelando pela formação de especialistas de qualidade na área”.