Notícias
MARÇO AZUL-MARINHO
Projeto de Extensão realiza ação educativa no HC para falar sobre prevenção ao câncer colorretal
O grupo do Projeto de Extensão em Prevenção do Câncer Gástrico do HC realizou uma ação educativa voltada à campanha Março Azul-Marinho para conscientizar os profissionais de saúde, estudantes, pacientes e acompanhantes sobre a prevenção e combate do câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. Realizada ontem (20) pela manhã na portaria 4 do hospital, a iniciativa compartilhou informações fundamentais desse câncer, o terceiro de maior incidência no mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que prevê 45 mil novos casos por ano no Brasil, sendo cerca de 7 mil deles na região Nordeste.
O câncer colorretal trata-se de tumores que se desenvolvem no intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colón, reto e ânus. Os principais fatores que estão relacionados a essa doença são idade acima de 50 anos, sedentarismo, excesso de gordura corporal, abuso de álcool, tabagismo e maus hábitos alimentares, como a ingestão excessiva de carnes vermelhas e processadas. Dentre os principais sintomas estão mudança no hábito intestinal, anemia, sangramento, dificuldade para evacuar ou diarreia e mudança no aspecto das fezes.
A professora da UFPE e clínica médica do HC, Suzana Tyrrasch de Almeida, explica que o câncer de intestino é tratável e pode ser identificado por meio de uma colonoscopia, exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado, ajudando a identificar a doença. "Algumas pessoas têm medo de fazer a colonoscopia, porque é um pouco puxado e pela falta de conhecimento do exame. É preciso fazer uma dieta líquida e tem anestesia, mas não tem nada de risco. As equipes da endoscopia estão muito bem preparadas e integradas com o exame", disse.
Ainda durante a ação, ocorreu a exposição do pôster "Câncer e Prevenção de Cólon", que descreve um estudo de caso clínico de uma paciente que recorreu ao Serviço de Gastrenterologia do HC-UFPE após se queixar de dores abdominais, diarreia e perda de peso. No atendimento, ela realizou um exame de colonoscopia e identificou um problema, que a levou a realizar uma cirurgia. Além disso, o grupo de extensionistas esclareceu dúvidas de todos os interessados no tema.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.