Notícias
RECONHECIMENTO
Profissional do HC-UFPE vence o prêmio de Melhor Tese do ano do CNPq
Juliana Nogueira (D) comemora a conquista de melhor tese de 2025, ao lado da orientadora Adriana Falangola (C)
A enfermeira do Hospital das Clínicas da UFPE Juliana da Silva Nogueira conquistou o 1º lugar na categoria Tese de Doutorado do 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS (CT&I SUS) - Edição 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Ministério da Saúde. A cerimônia de entrega aconteceu na última terça-feira (2), durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Brasília (DF).
“Essa premiação é um reconhecimento ao nosso trabalho e à importância da pesquisa direcionada à prática, inovação e equidade para o SUS. Estou muito feliz em ter o meu trabalho reconhecido numa premiação tão importante. Dá a sensação de que conseguimos transmitir a essência da pesquisa, que visava ampliar o acesso a métodos contraceptivos seguros, por meio de capacitação de enfermeiros e com isso resultar simultaneamente em economia de recursos públicos e qualidade de vida para as mulheres beneficiadas”, comenta Juliana Nogueira.
A pesquisa “Avaliação de Custo-Efetividade da Ampliação da Inserção de Dispositivos Intrauterinos por Enfermeiros Capacitados em Pernambuco” comprovou ser viável economicamente a capacitação desses profissionais para ampliar o acesso e realizar o implante do contraceptivo em pessoas elegíveis, contribuindo para a redução de gravidezes não planejadas e para o fortalecimento das políticas de planejamento reprodutivo.
O estudo foi orientado pelas professoras da Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde (PPGGES) da UFPE Adriana Falangola e Umbelina Lagioia.
A viabilidade financeira levou em consideração a comparação com o cenário atual no Brasil em que apenas duas em cada 100 mulheres em idade reprodutiva usam o DIU, ao mesmo tempo em que 62% das mulheres adultas e 70% das adolescentes engravidam sem desejar no país. Nesse sentido, o projeto é capaz de promover o uso eficiente de recursos públicos aplicados em políticas de saúde reprodutiva.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social