Notícias
PESQUISA
Pesquisas do HC são selecionadas para congresso da Sociedade Americana de Nefrologia
Publicado em
11/09/2015 12h14
Atualizado em
25/01/2016 12h19
Três pesquisas do grupo de médicos do Serviço de Nefrologia do Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, foram selecionadas para serem apresentadas na edição deste ano do congresso da Sociedade Americana de Nefrologia, o ASN Kidney Week. O encontro, que acontece no mês de novembro em San Diego, nos Estados Unidos, será uma oportunidade para reunir e divulgar trabalhos especializados em Nefrologia, produzidos por profissionais do mundo inteiro.
Entre as pesquisas do HC aprovadas no Congresso, está a “Tenofovir Nephrotoxicity is an Important Cause of Acute Kidney Injury in HIV Infected Inpatients” (Nefrotoxicidade por Tenofovir é uma importante causa de Lesão Renal Aguda em pacientes internados com HIV). A pesquisa foi escolhida para divulgação na imprensa norte-americana como forma de alertar a comunidade médica para o efeito indesejado do Tenofovir (medicação utilizada para o tratamento do HIV).
Desenvolvida pelos residentes e nefrologistas do Serviço de Nefrologia do HC: Têg Veiga, Adriana Belo, Daiane Barros, Gisele Vajgel, Luis Sette, Geraldo Amorim e Lucila Valente, a pesquisa foi realizada com diferentes grupos de pacientes com HIV assistidos pela unidade entre março de 2011 e fevereiro de 2015. O objetivo foi descrever os casos de lesão renal por Tenofovir (Fumarato de Tenofovir Desoproxila). A medicação possui como efeito adverso o risco de dano renal que pode levar a quadros de lesão aguda ou doença renal crônica.
O trabalho foi realizado pela equipe da interconsulta em Nefrologia do hospital que levantou dados de 72 pacientes portadores do HIV que estiveram internados na enfermaria de Infectologia durante o período do estudo. Destes, 19 apresentaram lesão renal associada ao uso do Tenofovir.
“A inclusão dos trabalhos no congresso ajudará na divulgação do nome do HC-UFPE para a comunidade médica do exterior, mostrando que a instituição tem uma enorme capacidade de contribuição para o conhecimento científico na área da saúde”, explicou o residente do Programa em Residência Médica em Nefrologia, Têg Veiga que esteve à frente desse estudo.
Outras pesquisas desenvolvidas pela equipe do setor de Nefrologia da unidade a serem apresentadas no evento são “Focal Segmental Glomerulosclerosis Associated with Cocaine Abuse: A Case Report” (Glomeruloesclerose Segmentar e Focal Associada com o Abuso de Cocaína: Um Estudo de Caso) e “IgM Staining in Immunofluorescence is a Risk Factor for Relapsing in Focal Segmental Glomerulosclerosis” (Depósito de IgM na Imunoflorescência é um Fator de Risco para Recorrência na Glomeruloesclerose Segmental e Focal). Os três estudos estarão no Congresso em formato de banner.