Notícias
AVANÇA HC
Obras nos banheiros dos ambulatórios do HC prometem mais conforto e acessibilidade para pacientes e seus acompanhantes
Os ambulatórios do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estão prestes a receber novas estruturas em seus banheiros, que se tornarão acessíveis para pessoas com deficiência (PCD). Ao todo, serão reformados 18 sanitários coletivos (com cabines individuais), sendo nove masculinos e nove femininos. Além disso, serão criados um fraldário na área de reabilitação e um banheiro família com fraldário no 2º andar, adequados para a troca tanto de crianças quanto de adultos.
Dentre os benefícios da reforma, estão o conforto, a inclusão, a segurança, a facilidade para acompanhantes, a privacidade e a redução de estresse. “Os sanitários acessíveis para PCD, fraldários e banheiro família são inéditos nessa área dos ambulatórios do hospital. A reforma proporcionará a remodelação completa com redimensionamento dos espaços, tornando-os adequados para o uso dos pacientes e contemplando novos revestimentos, louças e metais sanitários, além de substituir por completo todas as instalações hidrossanitárias e elétricas”, explica a enfermeira do Ambulatório Pré-Operatório, Daniela Menezes. De acordo com ela, esses benefícios contribuem para um atendimento mais humanizado e respeitoso, essencial em serviços de saúde.
No momento, há serviços em execução no 5º e 6º andares. A previsão para o fim dos trabalhos nestes dois pavimentos é até o final de maio. No valor total de R$ 1,2 milhão, as obras foram iniciadas em 12 de fevereiro e fazem parte de um conjunto maior de reformas e readequações do HC (cujo prédio foi inaugurado em 1979), financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pela Ebserh.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Wesley Prado
Da Coordenadoria de Comunicação Social