Notícias
CUIDADO
Jornada de Psicologia do HC aborda sofrimento na contemporaneidade
O Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu a segunda edição da Jornada de Psicologia do HC, que este ano trouxe o tema “Sofrimento na contemporaneidade e possibilidades de cuidado”, nesta sexta-feira (25). O evento ocorreu no auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CSS) da universidade.
O professor da disciplina Felicidade da UFPE, Bruno Severo Gomes, abriu o evento com a palestra “Felicidade e saúde mental”, abordando pontos como a importância de cuidar da saúde, reconhecer seus próprios limites, dicas para manter a saúde mental (sair da rotina, oferecer coisas boas a si mesmo, ser grato, praticar atividades físicas e se libertar da aprovação dos outros), entre outros. Discorreu ainda sobre depressão e suicídio no Brasil reforçando que o cuidado deve ser o ano todo, e não só durante o Setembro Amarelo. Bruno concluiu sua apresentação deixando a mensagem que “Felicidade não é o ponto final, mas sim o caminho que se faz para alcançar o seu objetivo”.
Para ele, é importante abordar essa temática na Jornada de Psicologia porque, muitas vezes, foca-se muito nos problemas, nas doenças, nos transtornos, potencializando somente a parte negativa. “A partir do momento que a gente começa o evento com a palestra sobre felicidade, percebemos que existe uma saída para os problemas. Durante esse momento, nós podemos refletir e repensar sobre o que estamos fazendo da nossa vida ou o que não estamos fazendo. A felicidade não é algo utópico”, explica.
Durante a manhã, o evento contou com as palestras “Classificando o sofrimento infantil: o caso do autismo”, ministrada por Miguel Gomes, psicólogo do Centro de Pesquisa em Psicanálise e linguagem, e “O sofrimento na clínica e suas traduções no processo”, ministrada pela psicanalista, Isabela Cribari.
No período da tarde, foram discutidos os temas “As práticas integrativas e a potencialidade de seus cuidados”, conduzida pelo psicólogo do Centro Integrado de Saúde (SIS), Tiago Ribeiro, “O papel da espiritualidade na organização da saúde mental “, abordada pelo professor da Universidade de Pernambuco, Aurélio Molina, e para finalizar o evento, a psicóloga clínica, Laura Pedrosa, discorreu sobre “Assédio moral e outras violências do trabalho”.
“Pensamos em trazer para esse evento tema atuais e recorrentes que acabam gerando sofrimento e até se tornando demandas ambulatoriais da saúde mental como um todo. Buscamos temas de relevância social e também acadêmica, para que profissionais e estudantes possam se atualizar cada vez mais”, explica Kleuder Nunes, vice-coordenador do Serviço de Psicologia do HC.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.