Notícias
DIA E
HC-UFPE realiza mutirão de cirurgias eletivas, consultas e exames para centenas de pessoas, neste sábado (13)
“Essa cirurgia de tratamento de varizes vai me dar uma maior qualidade de vida e estou muito feliz”, afirmou a dona de casa Marta Maria, uma das pessoas que passaram por cirurgia no Hospital das Clínicas da UFPE, neste sábado (13), pela terceira edição do mutirão nacional Dia E, dentro da iniciativa Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A força-tarefa é um esforço coordenado para a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nos 45 hospitais universitários federais administrados pela empresa pública.
“Mesmo com todas as obras realizadas no HC, não temos deixado de atender um único paciente sequer. Esse é o nosso compromisso. E com ações, como os 17 mutirões cirúrgicos (realizados nos sábados de 2025), ampliamos a nossa produção de 10.063 cirurgias realizadas, em 2024, para 12.402, em 2025”, comentou o gerente de Atenção à Saúde do HC, Glauber Leitão (representando a Superintendência), em sua apresentação na abertura do evento, no Anfiteatro 1.
A diretora de Ensino e Pesquisa da Ebserh, Cristiane Carvalho, destacou a importância do trabalho em conjunto em mais uma edição do Dia E. “Os mutirões provam que é possível fazer mais com a estrutura que já temos. Isso mostra a vontade de fazer da gestão aliada à capacidade de trabalho dos nossos profissionais, que estão fazendo muito para reduzir as filas e o tempo de espera dos pacientes”, afirmou Cristiane.
O superintendente estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, enalteceu o engajamento dos profissionais nos mutirões dos hospitais da Rede Ebserh e a importância do foco no atendimento especializado à população. “O Programa Agora tem Especialistas é disruptivo por mudar a lógica e ofertar cuidados integrados num pacote de atendimentos em até 60 dias (e até 30 dias para pacientes oncológicos). Isso é fundamental para não perder a validade daquele exame que era solicitado na atenção primária e não chegava a tempo no cuidado especializado”, explicou Carvalho, lembrando também a atuação das Carretas da Saúde, como outra ferramenta de acesso a esses serviços.
O diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Fernando Figueira, pontuou que os mutirões da Rede Ebserh têm servido de inspiração ao Ministério como ferramenta de ampliação do acesso de mais pessoas a serviços especializados. “Hoje, na data do Dia E, conseguimos mobilizar e somar esforços com o mutirão de hospitais filantrópicos (as Santas Casas) e de mais nove federais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com isso, vamos impactar positivamente a vida de milhares de famílias”, ressaltou Figueira.
Atendimentos
No HC, estão sendo realizadas cirurgias de tratamento de varizes e pediátricas (hérnia e postectomia) beneficiando cerca de 40 pacientes. As crianças foram recepcionadas por Papai e Mamãe Noel, com direito a distribuição de brinquedos e brindes, brincadeiras, animador com bolinhas de sabão e pintura. Tudo para dar mais leveza ao momento pré-cirúrgico.
Além disso, o HC agendou previamente uma série de exames, como broncoscopias e diagnósticos por imagem, como cintilografias do miocárdio, cintilografias DMSA (que avaliam a estrutura e função dos rins), tomografias com contraste, ressonâncias com contraste, densitometrias ósseas e mamografias, entre outros.
À espera da endoscopia há quase um ano, a dona de casa Lauriceia Quirino elogiou a iniciativa. “Tudo o que puder ser feito para acelerar os atendimentos é importante porque com o exame na mão tudo vai andar mais rápido”, disse a moradora do Recife, que é acompanhada pelo ambulatório de Gastroenterologia. No total, estão previstos cerca de 600 atendimentos no HC neste sábado.
Câncer de pele
A Clínica Dermatológica do HC está realizando, ao longo do dia, consultas e pequenas cirurgias (como exéreses de lesão de pele e cauterização de lesão) por demanda espontânea, modalidade em que não é necessário ter encaminhamento. A ação tem capacidade para atender até 170 pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele e integra a campanha educativa Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenção do tipo de tumor mais frequente do Brasil.
A aposentada Maria José da Silva, de 90 anos, foi acompanhada da filha Luciene da Silva, para retirar sinais. “Ela já retirou oito sinais anteriormente e voltamos hoje para retirar mais”, explicou Luciene, que é moradora de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, assim como a mãe.
Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país, alinhado ao programa Agora Tem Especialistas.
Desde o seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, com turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social