Notícias
PROGRAMAS
HC-UFPE pleiteia novas vagas para residências, ampliação de tempo de curso e abertura de especialidade
O avaliador Vladimir Curvelo (1º à esquerda) no primeiro momento da visita com a gestão do HC
O Hospital das Clínicas da UFPE está pleiteando, junto ao Ministério da Educação, o aumento de vagas em dois programas de residência, além de recredenciamento de um terceiro (para ampliação do período de curso) e credenciamento provisório de uma nova especialidade. Na quarta-feira (4), o HC, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do avaliador designado pelo MEC, o médico cirurgião Vladimir Curvelo, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Agamenon Magalhães.
Os Programas de Residência em Psiquiatria e Cirurgia Geral pretendem obter um aumento de três para quatro vagas, cada um. Já o Programa de Cirurgia Bariátrica, que é pioneiro no Brasil, solicita a ampliação de um para dois anos de residência, sendo necessário, para isso, o recredenciamento. O HC pretende ainda criar o Programa de Endoscopia, uma vez que o serviço funciona de forma ampla e recebe residentes de outras especialidades do HC e de fora. “Temos equipamentos, pessoal e fluxo de pacientes para formar endoscopistas de forma adequada”, afirmou a coordenadora da Coreme do HC, Bárbara Figueiredo.
Dividida em três etapas, a visita foi iniciada com uma reunião com a alta gestão do HC, na sala do superintendente Filipe Carrilho. De acordo com Bárbara Figueiredo, o objetivo foi entender o compromisso dos dirigentes com a parte de ensino, para além da assistência, bem como observar os canais de comunicação que que existem desde o residente, o médico, o supervisor e o coordenador junto à direção do hospital. Participaram deste momento da visita, além do superintendente e da coordenadora da Coreme: a gerente de Ensino e Pesquisa (GEP), Claudia Marques; a chefe do Setor de Gestão do Ensino, Giselle Paiva; e a chefe da Unidade de Gestão da Pós-Graduação, Isabella Valois.
Na segunda etapa, Vladimir Curvelo se reuniu com a coordenação da Coreme e os supervisores dos programas em avaliação, Tarcísio Dias (Cirurgia Geral) e Flávio Kreimer (Cirurgia Bariátrica), além de Ezron Maia (representando a Psiquiatria) e Milson Brasileiro (Endoscopia). “O avaliador observou, entre outros aspectos, o Pedido de Credenciamento de Programa (PCP) de cada especialidade, o instrumento de avaliação, desde a parte teórica à parte prática, o histórico dos residentes, a documentação institucional que gera evidência do que é feito no hospital, do atendimento ambulatorial aos procedimentos cirúrgicos”, explicou Bárbara Figueiredo.
Por fim, o avaliador, sozinho, conversou com os residentes para entender essa cadeia de informações (se elas são coerentes), para saber se está sendo ofertado conhecimento teórico, se há fluxo de paciente adequado e preceptoria de qualidade em todo cenário de formação. A resposta ao pleito do HC deve sair até outubro após a aprovação pelo Conselho Nacional de Residência Médica, que será disponibilizada na internet para amplo acesso da sociedade. A expectativa é de que as novas vagas sejam ofertadas em 2025.