Notícias
INOVAÇÃO
HC implanta sistema de monitoramento em tempo real de leitos
O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ganha mais um aliado no gerenciamento de leitos. Trata-se do Sistema de Apoio à Gestão – Hotelaria (SAGH), que permite o monitoramento em tempo real da situação dos leitos, apoiando a gestão na tomada de decisões, além de ser uma ferramenta de comunicação e interação entre os setores. Pelo SAGH, é possível ter uma visão geral da situação dos leitos de forma rápida e intuitiva para os gestores.
O SAGH é fruto de um trabalho conjunto realizado pelos Setores de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), de Hotelaria Hospitalar, de Regulação e Avaliação em Saúde e Divisão de Enfermagem do HC-UFPE, com apoio do SGPTI do Hospital da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), liderado pela professora Adicinéia Aparecida de Oliveira, cuja equipe desenvolveu o sistema.
“Com o SAGH, os gestores podem tomar decisões com maior agilidade, respaldados em informações confiáveis e a partir de uma única fonte de dados, o Sistema AGHU (um aplicativo que apoia a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais)”, explica o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), Alexandre Luna.
O sistema acompanha todas as movimentações relativas aos leitos com os dados dos pacientes, gerando um registro histórico. O processo de liberação de acesso ao SAGH para os profissionais do hospital será realizado pelo Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HC.
Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.