Notícias
CAMPANHA
HC fecha programação do Novembro Azul com palestra sobre autocuidado e prevenção do câncer de próstata
A campanha Novembro Azul foi encerrada no Hospital das Clínicas da UFPE, na manhã desta terça-feira (25), com a palestra “A importância do autocuidado e da prevenção do câncer de próstata”, realizada no Anfiteatro 1, conduzida pelo médico urologista Thomé Pinheiro e pelo professor Bruno Severo, conhecido como “Doutor Felicidade”, e voltada para os funcionários. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O urologista do HC Thomé Pinheiro destacou em sua apresentação a importância da combinação do exame de sangue para medir o PSA (Antígeno Prostático Específico) e do toque retal para a detecção do câncer de próstata, que é o tumor não cutâneo mais comum no homem e o segundo que mais mata (atrás apenas do câncer de pulmão).
“Um em cada sete homens vai ter a doença e, a cada oito minutos, um novo caso é diagnosticado no Brasil. Então, é importante realizar esses exames, que são complementares. Eles são rápidos e simples e detectam uma doença que, se diagnosticada precocemente, tem grande percentual de cura”, comentou Thomé Pinheiro, que também é professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE.
O especialista reforçou a importância de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática de atividade física e visitas regulares ao urologista, o médico que pode detectar outras doenças, como diabetes e hipertensão, por exemplo, a serem tratadas pelos devidos especialistas. Ele também abordou os tratamentos do câncer, que vão depender do estágio da doença, incluindo vigilância ativa, cirurgia de retirada total ou parcial da próstata, radioterapia, terapia hormonal e quimioterapia.
A segunda parte do evento ficou a cargo do professor do CCM-UFPE Bruno Severo, que palestrou sobre autocuidado e realizou uma dinâmica de perguntas e respostas que descontraiu o público com seu bom humor. “Para fazer bem ao outro, a gente precisa primeiro cuidar de si”, ensinou.
O servente Isaías da Silva aprovou a ação. “É importante a gente ter cuidado com nós mesmos, né? No dia a dia, a gente acaba esquecendo disso e não pode deixar a saúde pra depois, porque senão pode ficar tarde para resolver”, disse.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Humanização, com participação da Gerência de Atenção à Saúde, das Ligas Acadêmicas de Oncologia (Laccon) e de Urologia (LAU) e do Setor de Gestão do Ensino.
A programação teve início no dia 13, com rodas de conversa que abordaram temas como autocuidado, sexualidade e formas adequadas de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, além da entrega de cartilhas informativas. Houve outros encontros nos dias 14 e 17.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social do HC