Notícias
PLANEJAMENTO
HC apresenta os resultados da sua I Jornada de Gestão e entrega o Relatório 2025
Ao longo da manhã, a gestão do HC detalhou as entregas construídas pelos grupos temáticos da Jornada
O Hospital das Clínicas da UFPE promoveu o evento “Encerramento da Jornada de Gestão e Entrega do Relatório 2025”, que reuniu gestores, lideranças, colaboradores e membros do Colegiado Executivo para discutir propostas, consolidar avanços e apresentar os principais resultados institucionais do ano. O evento foi realizado no auditório do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN/NE), na manhã desta sexta-feira (5). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A abertura contou com as boas-vindas do reitor da UFPE, Alfredo Gomes; do vice-reitor Moacyr Araújo e do superintendente Filipe Carrilho que destacaram o compromisso das equipes em construir soluções para os problemas apresentados no evento de fevereiro deste ano, quando foram lançadas as sementas para a colheita de agora, fechando esse ciclo dez meses depois.
“É momento de agradecer pelo compromisso de todos os trabalhadores com o HC num evento assim que promove a reflexão do que já foi feito e coloca em perspectiva os passos futuros”, comentou o reitor Alfredo Gomes.
O vice-reitor, Moacyr Araújo, enalteceu o ambiente de sinergia que tem encontrado no hospital universitário. “Sobre o HC, temos dois pontos a destacar: esse momento virtuoso de realizações e marcado pelos muitos elogios recebidos; e o sentimento de pertencimento da sua comunidade que é uma das grandes qualidades da gestão”, afirmou Araújo.
Filipe Carrilho pontuou também “o compromisso do HC-UFPE com uma gestão integrada, participativa e orientada a resultados”.
O evento foi marcado também pela palestra “Cultivando um ambiente de trabalho saudável”, ministrada pela gestora da Jornada do Paciente na indústria farmacêutica Roche, Cássia Badaró, que abordou temas como: motivação, feedback, propósito, clima organizacional, respeito e empatia, escuta ativa e sinergia entre metas individuais e coletivas.
“Algumas estratégias práticas para elevar o clima e a motivação são a realização de rituais breves e eficientes de equipes, ações de reconhecimento, feedback rápido, construção de acordos de convivência e comunicação e pausas reais e autocuidado”, explanou Badaró.
Soluções
Ao longo da manhã, as equipes gestoras do HC detalharam as entregas construídas pelos grupos temáticos da Jornada envolvendo Atenção à Saúde, Ensino, Pesquisa e Inovação, Transformação Digital, Gestão de Pessoas e Jornada do Paciente, além da apresentação dos dados consolidados do Relatório de Gestão 2025.
O gerente de Atenção à Saúde, Glauber Leitão; a gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques; e a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Lenita Amaral, e o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Física, João Cavalcanti (representando o gerente administrativo Wagner Cordeiro) falaram sobre as soluções debatidas e implantadas em suas áreas para a mitigação dos 24 problemas elencados em março.
Relatório de Gestão
Coube ao superintendente Filipe Carrilho apresentar os principais indicadores e avanços institucionais do HC em 2025. “Aprendemos neste ano que investir nas pessoas é o que sustenta qualquer entrega, que planejamento contínuo evita retrabalho e aumenta a velocidade de execução e que a governança clara gera previsibilidade”, afirmou o gestor, citando outros aprendizados.
Mesmo com o hospital passando por obras estruturantes, Carrilho destacou o empenho das equipes na ampliação de serviços assistenciais, como o crescimento de 44,65% atendimentos ambulatoriais (990.930 até setembro deste ano); a ascensão de mil para 4 mil consultas reguladas por mês e a expansão de cirurgias eletivas em 65,5% e os mutirões constantes para redução da fila de espera.
O superintendente também enalteceu conquistas na área de Ensino, Pesquisa e Inovação, como a atuação da Unidade de E-Saúde na promoção da Telessaúde e as atividades de simulação clínica “em que somos referência para toda a Rede Ebserh”; na área administrativa, como a sustentabilidade financeira e o andamento das obras; e destaques de governança, como as parcerias, projeto e produtos em Tecnologia da Informação e Saúde Digital; além da consolidação da cultura de dados e do Escritório de Processos (Eproc) como um auxílio à tomada de decisão da gestão.
O evento foi encerrado com a visita à exposição de quadros do médico e artista plástico do HC Lucas Campelo, seguida de um lanche.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social