Notícias
ASSISTÊNCIA
Gestão do HC apresenta projeto de fortalecimento do Cuidado Obstétrico e Neonatal da Ebserh em parceria com a Fiocruz
Profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE foram apresentados ao Projeto de Fortalecimento do Cuidado Obstétrico e Neonatal, iniciativa da Ebserh executada em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), na manhã da terça-feira (18), em reunião on-line. A mesma reunião será realizada, às 16h desta quarta-feira (19), pela plataforma Microsoft Teams, para os profissionais que não conseguiram participar da primeira. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O gerente de Atenção à Saúde do HC, Glauber Leitão, que presidiu a reunião, explicou que o Projeto de Fortalecimento do Cuidado Obstétrico e Neonatal tem como objetivo qualificar a prática clínica desses dois tipos de cuidado. “A gestão do HC está empenhada para o sucesso desse projeto que vai trazer melhorias para a assistência hospitalar perinatal. Melhorias que desejamos e contamos com todos vocês para chegar nesse objetivo”, comentou o gestor.
Participaram da reunião profissionais das divisões da Gerência de Atenção à Saúde (Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Gestão do Cuidado, Médica e Enfermagem), da UTI Neonatal, da Obstetrícia, do Setor de Gestão da Qualidade, da Coordenadoria de Residência Médica (Coreme), da Coordenadoria de Residência Multiprofissional (Coremu), da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), do Setor de Infraestrutura Física, do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd), da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) e do Setor de Abastecimento Farmacêutico e Suprimentos.
O projeto está na fase de implantação nos 25 hospitais e maternidades vinculados à Ebserh que estão na iniciativa. O plano de ação será disponibilizado a todos os profissionais envolvidos e contém uma série de informações, que foi apresentada na reunião pela chefe do Setor de Paciente Crítico, Taciana Santos de Lima. Haverá acompanhamento e monitoramento constantes pelos próximos 18 meses com monitores da Sede da Ebserh.
O projeto tem como base a observação de evidências científicas e práticas de referência, além da aplicação da estratégia Qualineo (já utilizada no HC no cuidado neonatal), elaborada pelo Ministério da Saúde e pelo IFF, e do uso da metodologia dos 10 Passos no cuidado obstétrico para redução da mortalidade materna.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh