Notícias
VACINAÇÃO
Gestantes de alto risco do HC são imunizadas com dose única da vacina VSR
O Hospital das Clínicas começou, na última quarta-feira (10), a imunização de suas gestantes de alto risco contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), tipos A e B. A ação ocorreu na sala de vacinação do 2º andar.
Ao todo, 30 doses do imunizante foram disponibilizadas para serem utilizadas com as gestantes internadas no HC. Segundo a chefe da Unidade da Criança e do Adolescente, Joana Bezerra, a medicação protege as crianças contra infecções respiratórias graves, como a bronquiolite. “A vacina é em dose única e precisa ser repetida a cada gestação. Ela é bastante segura e pode ser administrada junto a outras vacinas que também são da rotina das gestantes”, explicou.
Joana ressalta ainda que a vacinação vai muito além de um ato de imunização e proteção dos nascituros. “É um ato de amor e cuidado da mãe para o seu bebê antes mesmo do seu nascimento, reforçando toda a importância do pré-natal e adesão ao calendário vacinal."
Para as gestantes a partir da 28º semana de gestação que desejam imunizar e garantir a proteção dos seus nascituros, a prefeitura do Recife dispõe de 162 Salas de Vacinas que podem ser conferidas neste site. Para se vacinar é preciso estar portando o cartão de vacina, documento CPF ou cartão SUS, e cartão da gestante ou algum documento que comprove a idade gestacional.
Vírus Sincicial Respiratório
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o principal causador de bronquiolite e pneumonia em bebês e crianças pequenas, sendo responsável por grande parte das hospitalizações infantis e por milhares de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país.
Para reduzir esses impactos, a vacina contra o VSR foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e começou a ser aplicada no Recife desde o dia 10 deste mês, destinada às grávidas a partir da 28ª semana. Ao imunizar a gestante, a vacina permite que os anticorpos sejam transferidos ao bebê ainda na gestação, garantindo proteção eficaz nos primeiros meses de vida, período de maior risco para complicações graves.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.