Notícias
CELEBRAÇÃO
Fonoaudiólogos do HC participam de evento nacional da categoria promovido pela Ebserh
A 2ª edição do Evento Nacional de Fonoaudiologia promovido pela Ebserh, na manhã da última quarta-feira (10), celebrou o Dia do Fonoaudiólogo com uma programação que reuniu especialistas dos hospitais universitários federais (HUFs) administrados pela estatal. Profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE, graduandos e os professores do curso de Fonoaudiologia da UFPE, Leandro Pernambuco e Paola Dantas, participaram da ação, que abordou temas como práticas clínicas, indicadores de qualidade e atuação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Foi uma manhã de troca de conhecimentos, com temas que abrangeram recursos tecnológicos como a fotobiomodulação, protocolos de rastreio da disfagia em várias faixas etárias, assim como a atuação da fonoaudiologia em UTI pediátrica e neonatal. Nossa equipe discutiu os temas e já traçou as suas metas para 2026”, comentou a fonoaudióloga do HC Danielle Oliveira.
As atividades começaram com a palestra sobre “Aplicação da fotobiomodulação em pacientes adultos”, conduzida pelo fonoaudiólogo Giovan Anderson. Em seguida, Manuela Leitão apresentou a aplicação dessa mesma terapia em pacientes pediátricos.
A programação seguiu com a discussão sobre “Indicadores de qualidade: da criação ao monitoramento”, ministrada por Maria Carolina Morais. A apresentação posterior foi sobre “Rastreio da disfagia em pacientes adultos”, com Hipólito Magalhães, seguido da abordagem pediátrica do mesmo tema, ministrada por Aik Freire.
Após o intervalo, Adriana Ferreira abordou os “Parâmetros atuais de atendimento fonoaudiológico na UTI Neonatal”. Encerrando a programação, Marina Kozik apresentou os “Parâmetros atuais de atendimento na UTI Pediátrica”.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social