Notícias
CONFRATERNIZAÇÃO
Espaço Trans do HC-UFPE encerra o ano celebrando a diversidade e a inclusão com pacientes
O Espaço de Acolhimento e Cuidado de Pessoas Trans e Travestis do Hospital das Clínicas da UFPE promoveu esta semana uma confraternização para os seus pacientes, celebrando o encerramento de 2025. A atividade aconteceu em dois momentos no Campus da UFPE, próximo Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Na segunda-feira (15) à tarde, os profissionais realizaram um piquenique com comidas típicas da época, música ao vivo e momentos de descontração. No dia 18 pela manhã, as atividades se repetiram com mais um grupo de pacientes.
Cristina Cabana, psicóloga do Espaço Trans, destaca que esse momento vai muito além de uma simples festa de fim de ano, é um ato de afeto e inclusão. “A ideia é que a gente possa proporcionar boas memórias, memórias do nosso cuidado e a nossa atenção, porque não é só festa, é encontro, é partilha e inclusão. A gente está aqui para cuidar, e o cuidado que a gente entende vai muito além da cirurgia”, disse Cristina.
Para pessoas que se identificam como parte da comunidade trans, momentos festivos como esse podem ser raros em função do abandono familiar. “O serviço ter essa preocupação conosco nos faz sentir acolhidos, respeitados, e proporciona um espaço para confraternizar com os nossos pares e com toda a equipe”, afirmou Jarda Araújo, paciente do HC há mais de um ano.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.