Notícias
ASSISTÊNCIA
Confraternização natalina reforça cuidado humanizado na Enfermaria de Doenças Infecciosas do HC-UFPE
A Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu hoje (17) uma confraternização natalina para todos os profissionais do setor e os seus pacientes. A celebração ocorreu durante a manhã, no 8º andar sul do HC.
A iniciativa da equipe da DIP buscou proporcionar aos pacientes um espaço de acolhimento e união, e uma pausa na rotina assistencial, fortalecendo vínculos e promovendo bem-estar emocional entre todos os participantes. Claudia Vidal, preceptora do setor de infectologia, conta que o dia é de comemoração pelos pacientes que já se recuperaram, e pela melhora dos que ainda estão internados.
“Nós estamos todos reunidos e unidos pelo mesmo propósito, que é aliviar o sofrimento e cuidar das pessoas. Momentos como este nos permitem despir títulos e funções, reforçar nossa missão enquanto seres humanos e renovar o sentido do cuidado que oferecemos todos os dias”, afirmou Cláudia.
Para Marília Vieira dos Santos, que faz tratamento no HC desde 2007, a confraternização demonstra a união dos profissionais em proporcionar aos usuários um tempo de conforto durante o período de internamento. “A equipe foi excelente nessa ideia [da confraternização], porque a gente fica aqui sem noção de tempo, sem acompanhante como eu, né? E é muito sofrimento, muita dor, e um momento como esse foi maravilhoso. Toda a equipe está de parabéns”, elogiou a paciente.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.