Notícias
EDUCAÇÃO
Campanha alerta profissionais do HC sobre o descarte correto de resíduos hospitalares
O Hospital das Clínicas da UFPE realizou uma campanha educativa sobre o descarte correto dos resíduos utilizados no atendimento aos pacientes. A ação ocorreu no turno da tarde, nos dias 18 e 19 de novembro, nas alas de internamento e nos postos de trabalho dos profissionais.
A iniciativa, promovida pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde (CGRSS), com apoio da Comissão de Sustentabilidade, levou informações aos profissionais sobre o manejo adequado dos resíduos gerados durante os atendimentos e a necessidade de checagem dos materiais.
As atividades incluíram uma dinâmica didática sobre o local adequado para descarte de cada tipo de resíduo: comum, reciclável, tóxico (grupo B) e de risco biológico (grupo A). Também houve uma roda de conversa com informações sobre o custo e o volume do gerenciamento de resíduos no HC, além dos benefícios ambientais relacionados ao descarte correto. A ação foi conduzida por Aline Lima (presidente da CGRSS) e Elitânia Luz (vice-presidente).
A campanha surgiu da necessidade de aprimorar os processos de segregação, diante de erros ainda observados nas áreas assistenciais, que podem gerar riscos tanto para os profissionais quanto para o meio ambiente. “Foi um momento importante para reforçar cuidados que, às vezes, passam despercebidos na rotina. Pequenas orientações ajudam muito no dia a dia e tornam o nosso trabalho mais seguro e consciente”, destacou a presidente da comissão e enfermeira, Aline Lima.
A programação ocorreu nos andares de internamento das áreas de Clínica Médica, Nefrologia, Clínica Cirúrgica e no Setor de Doenças Infecto Parasitárias (DIP). A proposta central foi reforçar a importância do descarte adequado e seus impactos positivos, bem como os custos envolvidos no gerenciamento dos resíduos hospitalares.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.