Notícias
NOVEMBRO AZUL
Ação discutiu a importância dos hábitos saudáveis para a saúde dos profissionais do HC
Sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata é um dos mais letais no mundo quando não há prevenção. Pensando na saúde dos profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE, a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) promoveu uma ação informativa alusiva ao Novembro Azul.
Nos dias 26 e 27 de novembro, a equipe da Usost percorreu setores assistenciais e administrativos do hospital para falar sobre a importância da realização dos exames de prevenção a partir dos 40 anos, dos sinais de atenção e das mudanças no corpo. A equipe entregou aos homens uma cartilha informativa com mais detalhes sobre o tema.
Para a enfermeira da Saúde Ocupacional do HC, Claudicéa Vaz, é importante unir a realização dos exames de prevenção à prática de exercícios físicos e a uma dieta equilibrada para uma vida mais saudável. “A prática da atividade física e o ato de se alimentar bem são aliados no combate a diversas doenças, incluindo o câncer de próstata, e proporcionam mais qualidade de vida para os homens”, lembrou Claudicéa.
Câncer de próstata
Em 2023, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 71 mil novos casos foram diagnosticados só no Brasil. Apesar de ser uma doença silenciosa em muitos pacientes, os sintomas podem incluir dor ao urinar, aumento na frequência urinária, disfunção erétil e presença de sangue na urina ou no sêmen.
O câncer de próstata é investigado por meio de avaliação clínica, incluindo toque retal e exame de PSA. A realização de exames é recomendada a partir dos 40 anos, especialmente para quem tem histórico familiar. A prevenção inclui a prática de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física regular, manutenção do peso, evitar álcool e tabagismo, além de realizar consultas e exames periódicos. Conversar com profissionais de saúde e apostar no diagnóstico precoce são medidas fundamentais.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.