Notícias
EBSERH EM AÇÃO| AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão do Dia E no CH-UFC estima realizar 1.100 atendimentos especializados no próximo sábado (13)
No próximo sábado (13 de setembro), o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, vinculado(a) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover um mutirão com a estimativa de 1.100 atendimentos especializados. A iniciativa faz parte do "Dia E – Ebserh em Ação", em parceria com o programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh.
O mutirão será realizado com a convocação de pacientes que estão aguardando nas filas da regulação. A ação, no CH-UFC, irá ofertar atendimentos nas seguintes especialidades,
No HUWC-UFC/Ebserh:
- Cirurgia oftalmológica
- Cirurgia oncológica
- Cirurgia em cabeça e pescoço
- Cirurgia geral
- Microcirurgia de laringe
- Escleroterapia (para tratar veias doentes)
- Procedimento para tratar dor crônica
- Hemorroidectomia (procedimento para remoção de hemorroidas)
- Consulta em genética
- Consulta em endocrinologia pediátrica
- Eletroencefalograma
- Eletroneuromiografia (exame que avalia o funcionamento de nervos e músculos)
- Ecotranstorácico (exame com foco no diagnóstico de doenças cardíacas)
- Transesofágico (é um tipo de ecocardiograma, feito por sonda)
- Holter
- Mapas
- Eletrocardiograma
- Ultrassom
- Ressonância magnética
- Tomografia
- Exames laboratoriais pré-operatórios
- Audiometria (exame que avalia a capacidade auditiva)
- Logoaudiometria (exame que avalia a capacidade auditiva)
- Imitanciometria (exame que avalia a capacidade auditiva)
- Espirometria (exame de avalia a saúde pulmonar)
- Colonoscopia
Na MEAC-UFC/Ebserh:
- Colposcopia (exame ginecológico)
- Inserção de dispositivo intra uterino hormonal e não hormonal (DIU)
- Inserção do implante subdérmico liberador de etonogestrel (Implanon)
- Mamografia
- Ultrassonografia transvaginal
- Ultrassonografia de mama
- Histeroscopia diagnóstica
- Consulta em ginecologia
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro.
“Trata-se de um dia muito relevante pois somamos esforços juntos em rede para colaborar com a redução das filas do SUS. A Ebserh consolida sua potência por meio do conjunto dos hospitais universitários, que ofertam assistência de qualidade enquanto ensinam e formam profissionais. Tudo isso se apresenta nesses movimentos e na nossa vivência os dias “E - Ebserh em Ação”, que têm sido momentos de encontro e muita significação do nosso propósito”, ressalta Josenília Gomes, superintendente do CH-UFC/Ebserh.
Dia E contribuindo para o fortalecimento do SUS
O Dia E contribui para a redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em consultas, exames e cirurgias nas diversas especialidades da saúde. Este mutirão nacional tem a previsão de dobrar os atendimentos nos 45 Hospitais da Ebserh, com base na ação realizada em 5 de julho, quando foram registrados 12.464 procedimentos em todo o país. No CH-UFC, o mutirão anterior beneficiou 501 pacientes, realizando em junho/2025.
Agora, em setembro, a mobilização também tem uma comemoração especial e simbólica para a saúde pública: o mutirão acontece no mês em que SUS completa 35 anos. O Projeto Dia E, neste formato em rede, iniciou em 14 de dezembro de 2024 e uma próxima edição está sendo programada para dezembro de 2025, totalizando três mutirões nacionais neste ano.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Victor Hudson, com edição de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh