Notícias
HISTÓRIA
Museu do Diabetes segue aberto ao público até amanhã, 14, no Shopping Benfica
O Diabetes Mellitus é uma das doenças crônicas que mais requer atenção do sistema público de saúde.
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Liga Acadêmica de Diabetes está com o Museu do Diabetes em exposição no espaço cultural do Shopping Benfica até amanhã, 14, durante o horário de funcionamento do centro comercial. A exposição é totalmente gratuita e aberta ao público. A Liga é vinculada ao Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e acompanhada por uma equipe multidisciplinar do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/Ebserh).
O Museu do Diabetes trata da história da doença no Brasil e no mundo, com uma mostra de materiais utilizados no tratamento, no controle e no diagnóstico do Diabetes Mellitus ao longo dos anos, incluindo fitas para avaliar glicosúria (glicose na urina), glicosímetros diversos, canetas de insulina, seringas e bombas de infusão. Serão expostas também fotos, publicações, matérias de jornais e revistas, vídeos e curiosidades relacionadas à doença. No último dia do evento, 14, serão oferecidos, em paralelo à exposição, serviços de atendimento em saúde ao público.
Saiba mais sobre a doença
O Diabetes Mellitus é uma das doenças crônicas que mais requer atenção do sistema público de saúde. Essa doença, que é cada vez mais incidente na sociedade, além de causar diversas morbidades, como retinopatia diabética (causa cegueira), pé diabético (causa amputações) e nefropatia diabética (causa insuficiência renal grave), predispõe os pacientes a duas das principais causas de óbitos mundiais: o AVC e o Infarto Agudo do Miocárdio.
Além disso, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes de 2015, existem, no Brasil, mais de 12 milhões de diabéticos, tornando-nos, assim, o quarto país com o maior número de diabéticos no mundo, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos. Fortaleza, inclusive, é a capital com o maior percentual de pessoas diabéticas: 7,3% da população da Capital declarou ter a doença, segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), do Ministério da Saúde.
Liga Acadêmica de Diabetes
A Liga Acadêmica de Diabetes (LAD) surgiu em 2003 sob a orientação do professor da Faculdade de Medicina da UFC, Dr. Renan Montenegro, vinculada ao Departamento de Saúde Comunitária da faculdade e acompanhada por uma equipe multidisciplinar do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário Walter Cantídio. Os integrantes da LAD, diante da realidade do Diabetes Mellitus na sociedade, participam de congressos nacionais e internacionais de endocrinologia, buscando aumento do conteúdo científico do grupo, e vem desenvolvendo, ao longo de 12 anos de existência, diversas atividades em praças, shoppings, escolas da rede pública de ensino e empresas, além da Avenida Beira-Mar, a fim de impactar a sociedade sobre a doença.
SERVIÇO:
Museu do Diabetes
Local: Shopping Benfica
Data: 09/11 a 14/11
Horário: Das 10h às 20h
Organização: Liga Acadêmica de Diabetes UFC
Para mais informações, acesse o site https://www.diabetes.ufc.br | a página do Facebook:https://www.facebook.com/diabetes.ufc | ou envie email para ligadiabetesufc@gmail.com
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460