Notícias
EVENTO
Método Canguru da MEAC celebra 25 anos
Acolhimento e humanização na assistência à mãe e ao bebê são garantidas pelo Método Canguru da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC) que celebra, na sexta-feira, dia 22 de setembro, os seus 25 anos de implantação. A solenidade, com o tema “Juntos construímos essa história”, acontecerá na recepção da MEAC, às 9h, e terá a presença de gestores, equipes e pacientes.
O evento contará com exposição de fotos, apresentação de cordel com a trajetória do Canguru, homenagens aos profissionais, depoimentos de mães e o tradicional bolo de aniversário. Na ocasião, também acontecerá o lançamento do livro “Método Canguru na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand: 25 anos de amor ao recém-nascido”, escrito numa parceria entre os trabalhadores da Unidade e o médico e professor da Faculdade de Medicina da UFC, Dr. João Amaral.
O método
O Canguru reforça o vínculo entre o recém-nascido prematuro e/ou de risco e sua família, especialmente a mãe, promovendo, em uma de suas principais práticas, o contato por meio da posição pele a pele, fixada com um tecido. A coordenadora da Unidade Canguru da MEAC, Alessandra Ferrer, explica que o método compreende três etapas, que “envolvem desde o momento da vinculação da gestante de alto risco à Maternidade; o contato da mãe com seu bebê durante as 24 horas do dia, fortalecendo laços afetivos e sendo fortalecida a segurança e autonomia de cuidar de seu filho; e a alta hospitalar e o acompanhamento da família e da criança no Ambulatório e/ou Domicílio até atingir 2,5 kg”, ressaltou.
Segundo o Ministério da Saúde, este método proporciona, entre os benefícios, um menor tempo de internação do bebê, oxigenação adequada, estabilidade térmica, controle e alívio da dor, aumento do aleitamento materno e estimulação sensorial positiva.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh), formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh