Notícias
INTEGRAÇÃO
CH-UFC realiza visita técnica à Ouvidoria Geral do Estado do Ceará para fortalecer integração e transparência
Na última segunda-feira (24), a Ouvidoria do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) participou de uma visita institucional à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). O objetivo da reunião foi promover alinhamento técnico e fortalecer a integração entre as instituições, visando aprimorar práticas de atendimento ao cidadão no âmbito do Sistema de Ouvidorias.
O encontro teve a participação do assessor de coordenação da CGE, Jean Lopes; do coordenador da Ouvidoria, Otacílio Júnior; do ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende; do analista da Ouvidoria-Geral, Paulo, e da ouvidora do CH-UFC, Maria Flaviana da Silva de Sousa Lopes.
Foram discutidos temas estratégicos como estrutura e funcionamento do Sistema Estadual de Ouvidoria, organização da rede, ferramentas tecnológicas utilizadas na gestão das manifestações, avaliação de desempenho das unidades, qualidade das respostas enviadas ao cidadão, além da análise de indicadores de satisfação e dados estatísticos.
O papel da Ouvidoria
Ao incentivar a escuta qualificada, a Ouvidoria fortalece a confiança do usuário e assegura que suas manifestações sejam tratadas com seriedade e respeito. Segundo Maria Flaviana Lopes, a troca de experiências foi fundamental para reforçar essa missão. “Conversamos sobre estrutura, funcionamento e qualidade das respostas. Esse diálogo certamente vai fortalecer nosso trabalho”, destacou.
A Ouvidoria é um canal essencial para garantir a participação social e a transparência na gestão pública. Ela atua como ponte entre o cidadão e a instituição, recebendo sugestões, elogios, reclamações e denúncias, além de acompanhar a resposta às demandas. Seu trabalho contribui para a melhoria dos serviços, a prevenção de falhas e a promoção de um atendimento mais humanizado e eficiente.
"O encontro demonstra o compromisso de todo complexo hospitalar com a escuta ativa e a valorização do cidadão como protagonista na construção de serviços públicos mais transparentes e eficazes', completa a ouvidora do CH-UFC.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Claudia Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh