Notícias
EVENTO
I Fórum de Ética Médica do HUWC debateu os desafios da medicina na era digital
Os avanços e o uso das tecnologias de comunicação foram o centro das discussões do I Fórum de Ética Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), realizado nesta quinta-feira (23), no Auditório Paulo Marcelo, da Faculdade de Medicina. Com o tema “Armadilhas éticas e dilemas bioéticos na era digital”, o evento foi promovido em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), com a participação de seus conselheiros, e reuniu médicos do HUWC, residentes e acadêmicos. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Na abertura, João Odilo Pinto, presidente da Comissão de Ética Médica do HUWC, evidenciou que o mundo digital traz novos desafios à prática médica, especialmente na forma como se registram e transmitem informações. “Dessa forma, qual o valor das conversas presenciais, do olhar humano e das lições vindas dos tempos da escrita à mão para os dias atuais? Esse evento propõe reflexões sobre situações recorrentes da prática cotidiana da medicina, destacando temas como a veiculação das informações médicas em meios digitais, a comunicação de má notícia, o uso de whatsapp, a publicidade médica, a telemedicina e o registro eletrônico de prontuário”, pontuou. O Fórum, conforme afirmou João Odilo, também celebrou o Dia do Médico, comemorado no último sábado (18).
Ética médica
A programação teve início com a exibição de um episódio do podcast do Cremec, abordando o tema “Publicidade médica em tempos de redes sociais”. Em seguida, foi realizada a mesa-redonda “Bioética clínica: comunicando uma má notícia”, que contou com a apresentação de casos clínicos e debates com a participação do público. A mesa foi presidida por Cinara Franco, e teve como secretário Alberto Hil, como moderadora a conselheira Valéria Góis e como debatedor o conselheiro Roberto Wagner de Araújo.
Na sequência, aconteceu a conferência “Conectando ética e medicina: navegando nos limites da comunicação médica digital”, com o conselheiro Renato Moreira Filho, a presidência de José Gerardo Paiva e a secretaria de José Narciso Júnior. Foram discutidos temas como o crescimento das mídias sociais e da comunicação instantânea e os riscos éticos e jurídicos crescentes nesse cenário, reforçando que a ética médica deve permanecer inalterada, independentemente do local. “A comunicação digital é uma ferramenta poderosa, mas há riscos éticos e jurídicos reais. O médico continua sendo responsável por sua imagem e por sua conduta em qualquer ambiente. Ética, prudência e respeito ao paciente e à medicina devem guiar todas as decisões digitais”, ressaltou Renato Moreira Filho.
Após o momento de coffee break, a última mesa-redonda do evento abordou o tema “Documentos médicos na era digital”, com apresentações dos conselheiros Helvécio Neves Feitosa, que tratou sobre “Prontuário na era digital, do copiar e colar: registro seguro do ato médico”; Alberto Farias Filho, que falou sobre “Documentos médicos: maneira ética e legal de fornecer laudos e atestados”; e Fernando Soares de Medeiros, que discutiu “Segurança ética no uso da telemedicina”. A mesa foi moderada pela conselheira Maria Airtes Vitoriano, presidida por Ângela Rodrigues Gifoni e teve como secretário Rafael Siqueira Athayde Lima.
O I Fórum de Ética Médica do HUWC foi transmitido pelo canal do CH-UFC no youtube e pode ser visto na íntegra aqui.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh