Notícias
Hospital Walter Cantídio e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand entre os hospitais de Rede Ebserh com alta conformidade em segurança do paciente
O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, integrantes da Rede Ebserh, estão entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio deste ano e referente a dados coletados em 2022.
Foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.
“Obter os 100% é muito mais que um número. No complexo hospitalar da UFC representa uma evolução ao longo dos últimos cinco anos”, ressalta Emeline Moura Lopes, chefe do Setor de Gestão da Qualidade.
“Significa também saber que a instituição dispende esforços para a segurança do paciente, que as ações são cuidadosamente conduzidas para avançarmos com as boas práticas relacionadas às metas internacionais para a segurança do paciente, para que sejam implementadas pelas equipes assistenciais”, observa. “Esse resultado mostra que os riscos são avaliados e que medidas preventivas são planejadas e implementadas”, destaca Emeline.
Conformidade a indicadores
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade aos requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas.
Conheça o relatório completo da Anvisa
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, fazem parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.