Notícias
SAÚDE E SEGURANÇA
Hospitais Universitários realizam Análise Ergonômica do Trabalho
A Ebserh iniciou a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) que englobará mais de 260 setores e aproximadamente 1.751 postos laborais do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, uma ação que seguirá até dezembro, envolvendo todos os colaboradores dos dois hospitais. Para essa atividade, foi contratado o Serviço Social da Indústria (Sesi) que, com o acompanhamento da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), está visitando e analisando os locais onde os colaboradores do HUWC e da MEAC realizam as suas atividades laborais. As equipes estão devidamente identificadas e portam equipamentos para auxílio das análises.
Alexandre Pacheco, chefe da Usost, destaca que este trabalho é de suma importância para a saúde e a segurança dos funcionários, pois, segundo ele, irá proporcionar um trabalho mais confortável, seguro e eficaz. “É um levantamento sem precedentes no Complexo. Visa à definição e à implantação da efetiva adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, além do cumprimento da legislação vigente (NR 17) e para resguardar a empresa de notificações e autuações por parte dos órgãos fiscalizadores”, explica.
A AET se propõe a avaliar condições de mobiliário, processos de trabalho, equipamentos, confortos térmico, acústico e luminoso, verificando e propondo melhorias para prevenir danos osteomusculares e psicossociais, desconfortos e acidentes que possam prejudicar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, com reflexos no absenteísmo e na produtividade. A Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, com apoio da gestão do Complexo, está gerindo o contrato do Sesi, que acessará todos os setores dos hospitais universitários para aplicar ferramentas ergonômicas e entrevistar os trabalhadores.
O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Prof. Luciano Moreira, empenhou-se pessoalmente no acompanhamento dessa ação. “Contamos com a participação de todos os nossos colaboradores no processo de elaboração da Análise Ergonômica e na definição e na implantação efetiva das ações necessárias”, disse, ressaltando que o cumprimento da legislação é sempre premissa da gestão do Complexo.