Notícias
DESTAQUE NACIONAL
Estudo com participação do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC recebe prêmio durante Congresso SBTMO
Fortaleza (CE) - O Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), foi um dos destaques do Congresso da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO), realizado de 20 a 23 de agosto, em Brasília (DF). O reconhecimento veio com a conquista do Prêmio Mary Flowers, concedido ao trabalho “Outcomes of HLA-matched siblings, mismatched, and haploidentical donors in myelodysplastic syndromes: report from the Latin American registry” (em português: Resultados de irmãos HLA compatíveis, incompatíveis e doadores haploidênticos em síndromes mielodisplásicas: relatório do registro latino-americano). O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Essa categoria premia o melhor trabalho sobre os aspectos clínicos do Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH). O estudo do HUWC apresentou os resultados de sobrevida dos pacientes com síndromes mielodisplásicas (quando a medula óssea produz células sanguíneas anormais) submetidos ao procedimento com diferentes tipos de doadores. A pesquisa foi realizada em parceria com pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, da Argentina e do Uruguai, e já está disponível no e-book “Revista de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular” da SBTMO. (incluir pdf)
Além da premiação, o HUWC teve uma participação científica expressiva no Congresso, com 11 trabalhos aprovados e 17 palestras ministradas por profissionais do Hospital. As apresentações contemplaram diversas áreas, incluindo Clínica, Hemoterapia e atuação das equipes multidisciplinares. O coordenador do Serviço de TMO do HUWC e autor do estudo premiado, Fernando Barroso, destacou a importância da presença ativa no evento e os resultados alcançados: "A participação do HUWC no SBTMO 2025 consolida o papel de Centro de Referência em TMO, baseado na assistência, educação continuada e pesquisa clínica, que traz crescimento e benefício para todos os pacientes que aqui se tratam, com resultados comparáveis aos melhores centros do Brasil e do mundo", concluiu.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh