Notícias
VÍNCULO
Enfermeiros orientam mães banhando bebês no Alojamento Conjunto
A MEAC, de forma pioneira entre as maternidades públicas do Ceará, implementou o banho dos bebês do Alojamento Conjunto (AC) nos berços das enfermarias, oportunizando às mães aprenderem noções básicas dos cuidados com seus recém-nascidos. O AC é um sistema hospitalar em que o bebê sadio permanece ao lado da mãe, 24 horas por dia no mesmo ambiente, até a alta hospitalar de ambos, permitindo aos pais receberem orientações que os capacitem a prestar cuidados ao filho. O banho humanizado é realizado em todas as enfermarias e pelo menos 50 bebês são beneficiados diariamente.
“Além da higiene corporal, o banho favorece a observação das condições físicas e motoras da criança e sua socialização com os pais e familiares. Porém, essa atividade é uma das maiores dificuldades que mães e pais enfrentam nos primeiros dias de vida do bebê, comenta Gracyelle Alves, Enfermeira do AC do 1º Andar. Antes, o banho era dado pelos profissionais na sala de procedimentos do AC, de forma muito mecânica e sem a participação da mãe. A equipe de enfermagem propôs esse formato de banho, no qual mãe, pai e família são os protagonistas. Essa ação simples, tem empoderado os pais, ao dar maior segurança a eles nos cuidados com o neonato.
No processo de sensibilização e treinamento da equipe, foi enfatizada a importância e o significado do toque, que deve ser proporcionado de maneira delicada e segura. Além de também ter sido abordado que os trabalhadores da enfermagem devem contribuir de maneira positiva com esse momento; favorecendo um ambiente tranquilo e sem conflitos, para que puérpera e filho consigam estabelecer uma interação de maneira efetiva.
Para tanto, são usados três carrinhos nos quais a equipe de enfermagem transportam materiais como garrafas térmicas com água quente, sabonete neutro, cotonetes, álcool a 70%, pomada preventiva de assaduras e toalhas. Em breve, haverá uma estrutura para a provisão e dispensação de água para o banho, o que constitui uma etapa importante nessa melhoria da logística.
“Durante a estadia do recém-nascido, a educação para a saúde tem que ser um dos focos de ação da equipe, diminuindo a ansiedade no desempenho do papel de mãe, uma vez que a mulher sente necessidade de ser apoiada em seus medos e inseguranças”, explica Elisângela Guerra, chefe do Alojamento Conjunto do 1º andar.
No momento do banho do RN na MEAC, outros pontos importantes relacionados a essa prática são abordados, como a organização dos itens necessários antes do banho; prevenção do risco de quedas e acidentes; sequência correta da limpeza da genitália feminina; temperatura ideal da água, trabalhando o risco de queimaduras em domicílio; importância do controle ambiental, para a prevenção de hipotermia neonatal; além da técnica correta do banho.
Para Marcionilia de Sousa, mãe da recém nascida Vitória Sofia, o banho na enfermaria foi uma grata surpresa. “O banho do enfermeiro é muito bom, pois temos a oportunidade de aprender coisas novas e a maneira mais confortável e segura para o bebê. Além de poder tirar dúvidas com profissionais, que são bastante acessíveis e atenciosos”, elogiou.
As enfermeiras Elisângela e Gracielly citam outras vantagens dessa prática no AC: garantia da lavagem diária dos berços; uso individual do berço para o banho; prevenção do risco de infecção hospitalar cruzada; similaridade do berço a uma banheira habitual; a não separação da mãe do seu bebê nesse momento, promovendo segurança para a criança; e fortalecimento do vínculo através do toque materno, paterno e familiar.