Notícias
AGOSTO DOURADO
Edição 2024 da SMAM foi concluída na Meac
Mais uma Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) foi realizada na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC)! Com o tema “Amamentação: apoie em todas as situações”, entre 1º e 09 de agosto, uma programação especial foi organizada para formação dos profissionais, dos pacientes e dos acompanhantes, com cursos, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo e entrega de folders e brindes. Ao todo, aconteceram 76 atividades. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da Meac, Janaína Landim, reforçou que a comemoração da SMAM tem o propósito de sensibilizar instituições, comunidade e gestores em torno do aleitamento materno, “divulgando a importância de reduzir desigualdades para garantir a amamentação, em especial, nos cenários de vulnerabilidade”.
Neste sentido, também Rosy Denyse, enfermeira e coordenadora da SMAM 2024, acrescentou que a Semana se encerrou com muita alegria e satisfação pela dedicação de todos os setores e profissionais que tornaram esse momento possível. “As atividades permitiram atualização, conhecimento e troca de experiências entre os colaboradores e residentes, além de intensificar as ações de promoção do aleitamento materno para mães e familiares. Finalizamos a SMAM 2024, mas continuamos sempre firmes na defesa da amamentação”, concluiu.
Na roda de conversa sobre aleitamento materno desta sexta-feira (09), último dia de programação, a mãe Rafaela Araújo, de 37 anos, contou que teve a oportunidade de conhecer os benefícios do leite humano. Seu filho Theo nasceu prematuro e está internado em recuperação e recebendo o leite dela que é coletado pelo Banco. “Aprendi a ordenhar e, através das dinâmicas que foram muito esclarecedoras, que com o leite materno estamos colaborando para o desenvolvimento do nosso bebê”, disse Rafaela.
Uma campanha permanente
Com destaque durante a SMAM, a doação de leite humano é uma campanha permanente no BLH da Meac. O leite humano possui mais de 200 nutrientes e substâncias, como água, proteínas e vitaminas, fundamentais para o desenvolvimento saudável do recém-nascido. Para se tornar uma doadora, a mulher precisa estar saudável, amamentando e não pode estar tomando medicamento incompatível com o aleitamento. A doação pode ser feita no próprio BLH ou, se a doadora for de Fortaleza, também é feito o serviço de busca domiciliar. Em 2023, inclusive, o BLH da Meac foi o Banco cearense que mais coletou leite, com o total de 3.063,6 litros, de 2.992 doadoras. Além da coleta, o Banco de Leite também realiza atendimento para lactantes com alguma dificuldade na amamentação.
Serviço
O BLH da Meac funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Contato: (85) 3366 8509.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh