Notícias
TRABALHO EM REDE
Complexo Hospitalar da UFC recebe representante do Pará para troca de experiência e transferência de tecnologia entre as áreas de regulação e tecnologia de informação
O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh recebeu, ontem e hoje (26 e 27 de novembro), a visita de Nayara Luíza Sousa do Carmo, chefe da Unidade de Monitoramento e Avaliação do Hospital Universitário João de Barros Barreto, do Complexo Hospitalar do Pará/Ebserh. A visita de Nayara é uma iniciativa surgida a partir de interações entre as áreas de Regulação e Tecnologia da Informação dos dois complexos hospitalares, reforçando o papel de rede da Ebserh.
Na oportunidade, Nayara fez uma visita guiada pelo Complexo Hospitalar da UFC, acompanhada por Cleisson Santos, chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação, e Abel Brasil, chefe da Unidade de Monitoramento e Avaliação do HUWC. A representante do Complexo Hospitalar do Pará conheceu a sistemática e os sistemas de software que os hospitais do Ceará utilizam para atender as áreas de negócio, com maior enfoque para as ações de regulação, que são internação, acompanhamento de internação (por meio do Kanban) e trânsito de informação sobre os pacientes com relação a exames laboratoriais e de imagem.
“Nayara veio conhecer o quanto a troca entre as áreas de regulação e tecnologia da informação tem sido proveitosa para a instituição porque tem gerado produtos de qualidade, facilitado os processos de trabalho das áreas envolvidas e permitido construções coletivas de soluções. Acho interessante a gente compartilhar. Todos ganham e é para isso que existimos como rede hospitalar”, avaliou Cleisson.
Painel DataSUS
Nayara recebeu, durante a visita, o Painel DataSUS, inclusive com os códigos-fonte, que vai permitir a implantação da ferramenta no hospital onde ela trabalha de forma personalizada. Desenvolvido no Complexo Hospitalar da UFC, esse painel traz informações das produções ambulatorial e hospitalar, bem como o detalhamento dos procedimentos realizados nas autorizações de internação hospitalar (AIHs) e, de forma inovadora, a metodologia para verificação de glosa (perda financeira), rejeição e motivo de rejeição das AIHs. “A gente se sente satisfeito pelo reconhecimento do Pará em relação ao que fazemos no Ceará e feliz em poder ajudar a colega”, afirmou Abel.
Uma inovação construída no Complexo Hospitalar da UFC também será implantada no Hospital Universitário João de Barros Barreto. A Fapis (Ferramenta de Apresentação de Painéis de Inteligência em Saúde) permite centralizar os painéis desenvolvidos no hospital, facilitando a busca de informação por colaboradores e gestores. “A Fapis trouxe um grande benefício para uma identidade institucional na gestão dos painéis de dados. Hoje, os colaboradores já associam a ferramenta na busca de informações gerenciais”, acrescenta o chefe da Unidade de Monitoramento e Avaliação do HUWC.
Hoje pela manhã, Nayara foi recebida por uma comitiva de gestores para o encerramento das atividades de visita. Estiveram presentes, além de Abel e Cleisson, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Carlos Augusto Alencar Júnior; o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio, Arnaldo Peixoto; e a chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUWC, Elayne Pacífico. Nesse momento, foi feita a entrega simbólica dos produtos de tecnologia à Nayara, na superintendência do Complexo Hospitalar.
“O acolhimento e a receptividade de todos tornou essa experiência ainda mais enriquecedora. Conhecer pessoalmente alguns processos instituídos no Ceará trouxe um ganho de conhecimento enorme, e isso tudo será levado e adequado para a realidade do Pará. Trabalhar em parceria fortalece ainda mais os envolvidos, principalmente por estamos inseridos numa rede. Fica o meu agradecimento a todos que contribuíram para estes dias de aprendizado, em especial a Abel e Cleisson. Quero dizer também que estamos de portas abertas para recebê-los”, disse Nayara, no encerramento da visita.
Dando continuidade à iniciativa de troca de experiências, o chefe do SGPTI do Complexo Hospitalar do Ceará irá a Belém na próxima semana, entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, para consultoria e acompanhamento na implantação da sistemática de Kanban no Complexo do Pará.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460