Notícias
ENSINO
CH-UFC promove apresentação de projetos desenvolvidos na instituição por alunos de Engenharia de Produção da UFC
Integrando ensino acadêmico e prática hospitalar, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) recebeu estudantes do curso de Engenharia de Produção da UFC para elaboração de projetos de intervenção em processos de áreas estratégicas do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac). As exposições das propostas ocorreram na quinta-feira (22), no hall administrativo do HUWC. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ao todo, 70 estudantes, organizados em 15 grupos, desenvolveram os projetos entre setembro de 2025 e janeiro de 2026. O coordenador do curso de Engenharia de Produção da UFC e professor da disciplina de Métodos e Sistemas de Trabalho, que orienta a realização deste trabalho, Breno Telles, explicou que a turma buscou observar a sequência de ações e etapas envolvidas nas atividades das unidades para propor avanços. Ele também mencionou que essa colaboração tem beneficiado tanto os estudantes quanto o Complexo. “É uma parceria que está crescendo e tem gerado frutos. Para o Hospital, a gente consegue trazer um pouco da Engenharia de Produção para utilizar o recurso público cada vez de forma mais eficiente. Para a Engenharia, os alunos conseguem observar como a profissão consegue contribuir com a sociedade para além da atuação em indústrias”.
Neste sentido, também a gerente administrativa do CH-UFC, Rochelle Sousa, destacou que a presença dos estudantes no Complexo Hospitalar representa um ganho mútuo e que o olhar técnico e inovador deles tem contribuído com melhorias nas áreas assistenciais e administrativas. “Essa integração entre ensino, pesquisa e serviço público reforça o papel da universidade na formação de profissionais sensíveis às necessidades do SUS e à realidade da rede de atenção à saúde do Ceará”, declarou.
Na avaliação da chefe do Setor de Governança e Estratégia do CH-UFC, Elayne Pacífico, a parceria marca um processo de transformação institucional ao criar oportunidades concretas de aprimoramento da gestão e possibilitar que os estudantes vivenciem, na prática, os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Essa troca entre profissionais do Complexo e estudantes é rica, inspiradora e transforma pessoas e processos. Academia e assistência caminham juntas, com um único propósito: fortalecer o conhecimento, inovar a gestão e oferecer serviços de altíssima qualidade aos pacientes atendidos no nosso Complexo”, complementou.
Para a estudante Yasmin Castro, a atividade foi uma experiência enriquecedora para sua formação acadêmica. “A gente está tendo a oportunidade de aplicar os nossos conhecimentos da sala de aula no Hospital. A gente consegue ver os processos de serviços e aplicar o que aprendemos”.
Também para aluna Kamilly Vitória Vieira, que teve o projeto direcionado a propor melhorias para as filas cirúrgicas, a projetiva evidencia a atuação social da Engenharia de Produção em diferentes áreas. “Estamos sendo formados na Universidade pública justamente para servir à sociedade como um todo e eu acredito que seja engrandecedor não só para nós, mas também para quem está recebendo essa melhoria e para quem trabalha aqui”.
Esta é a segunda edição da parceria entre o CH-UFC e o curso de Engenharia de Produção da UFC. Em 2025, seis grupos apresentaram propostas de intervenção. A matéria sobre a exposição dos projetos no ano passado pode ser acessada aqui.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh