Notícias
COOPERAÇÃO
CH-UFC passa a contar com a Plataforma Indicah, desenvolvida pelo Hemoce, para monitoramento de indicadores
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estão celebrando mais uma parceria, desta vez, sobre o uso da Plataforma Indicah, criada pelo Hemoce e disponibilizada para o CH-UFC. O sistema é utilizado para monitorar e avaliar indicadores, tanto operacionais quanto os relacionados à assistência à saúde. Essa cooperação foi oficialmente divulgada em cerimônia realizada na tarde da quarta-feira (12), no Auditório do Hemoce. A primeira turma de treinamento para uso da ferramenta já começa na próxima segunda-feira (17), na sala 41 do Hemoce, das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas neste formulário.
A chefe do Setor da Gestão da Qualidade do CH-UFC, Claudia Fernandes, iniciou o evento destacando que a Indicah será importante para fortalecer o monitoramento dos serviços prestados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), instituições que formam o CH-UFC. “Estamos celebrando a colaboração do Hemoce com o Complexo, que com certeza enriquecerá muito a nossa metodologia de gestão por resultados e por indicadores”, destacou.
Em seguida, a assessora de Governança, Risco e Compliance do Hemoce, Natalícia Azevedo, fez uma apresentação sobre a Plataforma, contextualizando que ela foi criada em 2018 para apoiar a governança e a gestão da qualidade da instituição. A versão mais atual (de número 2) já inclui indicadores de diversas áreas, como produção, recursos humanos, ensino e pesquisa. São alguns dos indicadores assistenciais, por exemplo, a taxa de ocupação de leitos, o índice de infecções relacionadas à assistência à saúde, o cumprimento das metas de segurança do paciente, o tempo médio de permanência hospitalar, a taxa de eventos adversos e o índice de satisfação dos pacientes.
A Diretora-Geral do Hemoce, Luany Carvalho, afirmou que o Complexo e o Hemocentro caminham juntos com o objetivo de atender, da melhor forma possível, a população. “A ideia é justamente que a gente consiga se apoiar e nada mais coerente do que disponibilizarmos a Plataforma para ajudar também os nossos parceiros. Fico realmente feliz que o Complexo vá utilizar esse sistema e de vocês enxergarem no Hemoce essa parceria e essa possibilidade de colaboração mútua cada vez mais. É para isso que estamos aqui: trabalhar em conjunto”, declarou.
Encerrando os pronunciamentos, a superintendente do CH-UFC, Josenília Gomes, reforçou que a ‘Indicah’ será muito útil e permitirá esse olhar qualitativo aos resultados estatísticos que a Plataforma entregará. Ela alertou que o monitoramento contínuo é fundamental para o crescimento institucional. “Só evoluímos quando paramos para nos observarmos. O sistema de indicador traz essa oportunidade para nós, para que nossos serviços se enxerguem nos resultados que produzem”. A Plataforma Indicah do Hemoce também será disponibilizada para toda a Rede de Hemocentros no Brasil.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh