Notícias
TRANSPARÊNCIA
CH-UFC implementa ações com base na Pesquisa de Clima 2025
Fortaleza (CE) – Comprometido com a escuta qualificada, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está implementando uma série de ações a partir das principais demandas identificadas na Pesquisa de Clima 2025, realizada em fevereiro. Para informar sobre as propostas, a Gerência Administrativa (GAD) lançou a campanha “Sua voz conta, nossa ação transforma!”.
As ações envolvem a atuação integrada de diversas áreas estratégicas junto à GAD, como a Superintendência, a Divisão de Gestão de Pessoas (DIVGP), a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), a Ouvidoria, a Corregedoria, o Setor de Governança (SEGOV), o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd), a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) e a Unidade de Comunicação Regional (UCR). A gerente Administrativa, Rochelle Souza, destaca que este é “um plano de ação intersetorial com foco em iniciativas concretas voltadas à valorização dos nossos colaboradores e à melhoria das condições de trabalho. O objetivo principal é transformar as manifestações da equipe em respostas institucionais efetivas, com escuta ativa, compromisso e transparência”, declara.
A Pesquisa, que contou com 570 participantes, abordou aspectos como relações de trabalho, ambiente físico e clima organizacional. As ações, então, foram organizadas em sete eixos temáticos: ‘Cultura de Saúde Mental, Bem-estar e Propósito’; ‘Gestão Ágil’; ‘Valorização de Pessoas’; ‘Insights de Liderança’; ‘Comunicação, Reputação e Engajamento’; ‘Transparência e Ética’; e ‘Práticas de Governança’. “Essa iniciativa é um passo importante para fortalecer os vínculos, promover bem-estar e garantir um ambiente mais saudável, colaborativo e produtivo para todos que fazem parte do CH-UFC”, complementa Rochelle.
Ações em andamento
Dentre as ações já implementadas, destacam-se, por exemplo, as Oficinas de Liderança, promovidas pela UDP. No primeiro semestre, seis oficinas foram realizadas, capacitando 72 gestores. Em julho, mais uma aconteceu, e outras cinco estão previstas até dezembro. Outra iniciativa relevante da Unidade são as visitas itinerantes aos setores do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), voltadas ao enfrentamento dos assédios moral e sexual, como parte das estratégias institucionais de acolhimento e prevenção.
“Capacitações, treinamentos e atividades integrativas são essenciais para fortalecer o clima organizacional. Essas ações desenvolvem competências técnicas e comportamentais, estimulam a cooperação, a motivação e o sentimento de pertencimento entre os colaboradores. Investir no crescimento das equipes e no bem-estar no trabalho contribui diretamente para um ambiente mais harmonioso, produtivo e comprometido com a excelência na assistência”, afirma a chefe substituta da UDP, Gilvânia Anjos.
Outro destaque é o Projeto Acolhe, que oferece atendimento psicológico e intervenções pontuais aos trabalhadores (agendamento neste link), realizado na Casa Viva, espaço dedicado à qualidade de vida, prevenção e acolhimento dos trabalhadores do CH-UFC, independentemente do seu vínculo, conforme explica a chefe da Usost, Daniele Gruska. “Nosso objetivo é oferecer suporte psicossocial, escuta qualificada e atividades voltadas ao bem-estar. Nossa proposta é cuidar de quem cuida, por meio da orientação em técnicas de redução do estresse e do fortalecimento das relações interpessoais”, ressalta Daniele sobre o papel da Casa Viva. Também em atenção à saúde do trabalhador, são realizadas constantes campanhas educativas voltadas à prevenção de acidentes feitas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pela Usost.
Para reforçar a segurança da comunidade hospitalar, a Superintendência solicitou à Polícia Civil o reforço das rondas na região, com o objetivo de reduzir os riscos externos. Outras ações já realizadas em 2025 incluem a reestruturação do Escritório de Processos e, no campo da tecnologia, foi reforçado o suporte técnico local com escala de sobreaviso para evitar interrupções no funcionamento de sistemas críticos.
E, como mais um projeto de valorização dos colaboradores, o Clube de Vantagens, lançado durante o evento “CH é 10!” em dezembro de 2024, passou a contar com novas parcerias, ampliando o número de instituições que oferecem descontos e promoções aos colaboradores do Complexo. Confira mais informações aqui. Outras ações dentro dos sete eixos estão em fase de implementação e serão divulgadas também nos canais de comunicação do CH-UFC.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh