Notícias
APOIO
CH-UFC articula recursos de emendas parlamentares no Congresso Nacional
Fortaleza (CE) – Em busca de ampliar e modernizar ainda mais a estrutura do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), parte do Colegiado Executivo esteve em Brasília para reuniões com a Bancada Federal do Ceará no Congresso Nacional nos dias 28 e 29 de outubro. A pauta teve como foco a articulação de novas emendas parlamentares que serão aplicadas na modernização tecnológica e na expansão da capacidade assistencial e de ensino da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
As emendas parlamentares são recursos públicos reservados para investir em projetos e instituições. Contextualizando a importância desse apoio, a superintendente do CH-UFC, Josenília Gomes, destacou o papel do HUWC e da Meac, especialmente no atendimento a casos de saúde graves e complexos. Ela explicou que o CH-UFC recebe recursos do Ministério da Educação (Mec) e do Ministério da Saúde (MS), e as obras de ampliação estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas ainda são necessários investimentos adicionais para renovar o parque tecnológico e o funcionamento de novas áreas. “A articulação com a Bancada Federal teve como objetivo sensibilizar os nossos representantes para essas necessidades, mostrando-os a relevância desses hospitais para a saúde do povo cearense e a formação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou Josenília.
A gerente Administrativa do CH-UFC, Rochelle Souza, detalhou que os recursos adquiridos na visita à Brasília serão aplicados tanto para a modernização de aparelhos quanto para o fortalecimento da assistência, do ensino e da pesquisa. “Os investimentos viabilizarão a aquisição de equipamentos para a inauguração dos novos leitos de UTI Neonatal na Meac em 2026, bem como para a renovação de alguns equipamentos do parque tecnológico do HUWC. O foco é garantir a continuidade dos projetos estruturantes em curso, com ênfase na melhoria da infraestrutura assistencial e na ampliação da qualidade do atendimento prestado à população cearense”, reforçou.
A disponibilidade de emendas parlamentares nessa negociação foi confirmada pela deputada Luizianne Lins (PT-CE) para 2025. O gerente de Atenção à Saúde da Meac, Edson Lucena, segue em articulação com a coordenação da Bancada Federal do Ceará no Congresso Nacional, liderada pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE), para viabilizar novos aportes financeiros.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh