Notícias
RECONHECIMENTO
Câmara Municipal e Assembleia Legislativa homenageiam o HUWC
A Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Ceará realizaram sessões solenes em homenagem ao aniversário de 60 anos do Hospital Universitário Walter Cantídio nos dias 27 e 28 de agosto, respectivamente.
Na Câmara, o requerimento 3787/2019, proposto pelo vereador Guilherme Sampaio e subscrito pelo vereador Evaldo Lima, foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão do dia 27 de agosto foi presidida pelo vereador Guilherme Sampaio, no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique. A mesa de honra foi composta pelo superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, José Luciano Bezerra Moreira; a gerente de Atenção à Saúde em exercício, Maria Airtes Vieira Vitoriano; o gerente administrativo, Pedro Teófilo Ramos Neto; a chefe da Divisão de Enfermagem, Rita de Paiva Ferreira Honório; a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Maria Ozilene Batista; e o chefe do Setor Jurídico, Germano Andrade Marques.
Em sua saudação aos presentes, o vereador Guilherme Sampaio disse ser uma grande honra representar os vereadores na homenagem. Segundo ele, a solenidade compõe a gama de eventos que marcaram os 60 anos da unidade hospitalar. Citou o tema das comemorações “Todas as vidas importam. Todas as vidas ensinam”, parabenizando o idealizador da mesma, no caso, a equipe da Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio.
Vidas salvas
Guilherme destacou a importância da participação da Câmara nesses festejos. “Estamos a homenagear uma instituição única, por sua singularidade, sua contribuição na área de ensino e na alta complexidade. Ela realiza, desde 1977, transplantes renais. É um grande patrimônio da Saúde de Fortaleza. Afirmar que essa instituição, sua história, a contribuição de todos que passaram por ela, ex-servidores e os atuais, os ex-gestores e os atuais, os fundadores e precursores da Faculdade de Medicina. Associada a essa experiência, temos a pesquisa e a extensão. Quantas vidas foram salvas devido ao compromisso dos seus integrantes? Por isso é um patrimônio do povo cearense”, atestou.
O vereador estendeu a homenagem a cada servidor e servidora do Walter Cantídio. “Recebam essa solenidade como um agradecimento do povo de Fortaleza, dos milhares de pessoas que foram curadas lá, dos milhares de alunos que aprenderam na instituição. O Walter Cantídio tem uma peculiaridade – é uma instituição de excelência, que oferece diversos serviços em várias especialidades. É a maior e mais qualificada sala da aula da Universidade Federal do Ceará. Pesquisas lá realizadas vão beneficiar muitas e muitas gerações”, disse.
Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional da instituição hospitalar. Na sequência, o vereador Guilherme Sampaio fez a entrega de uma placa comemorativa aos 60 anos do Hospital ao superintendente do Complexo Hospitalar, que fez seus agradecimentos em nome da comunidade hospitalar. “A palavra inicial dos que fazem o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh é obrigado ao vereador Guilherme Sampaio, pela maneira gentil e generosa que o senhor nos recebeu e homenageou. Que o senhor leve esse agradecimento ao vereador Evaldo Lima, ao presidente Antônio Henrique, extensiva aos demais vereadores. O Complexo Hospitalar é, de fato, a maior sala de aula da UFC, é um patrimônio de fato do povo cearense. Mas além do nosso povo cearense, atendemos pessoas de todo o Brasil”, destacou.
Na Assembleia Legislativa
Os 60 anos do Hospital Universitário Walter Cantídio também foram celebrados em sessão solene, na quarta-feira (28), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. De iniciativa dos deputados Dra. Silvana e Carlos Felipe, com subscrição do parlamentar Heitor Férrer, a solenidade homenageou médicos, enfermeiros e demais profissionais do Hospital.
Dra. Silvana comentou sobre sua relação com o hospital, onde fez quatro anos de residência médica, e destacou a importância de valorizar um complexo educador e todos os profissionais que fizeram e fazem a história do local. “Quantas e quantas vidas vocês já não salvaram? Por esses 60 anos, eu desejo mais uns 300 anos de vida. Que esse hospital esteja de pé e com cada vez mais recursos, esse é o meu desejo”, enfatizou. Dr. Carlos Felipe também falou sobre sua história no HUWC, onde atuou por mais de 20 anos. O parlamentar ressaltou ainda que, apesar das dificuldades e dos desafios que ainda precisam ser enfrentados, a Universidade Federal do Ceará se destaca por ser referência em pesquisa, sendo a 19º melhor universidade da América Latina.
Para Heitor Férrer, o HUWC é um grande patrimônio do Estado do Ceará. “É nossa obrigação homenageá-lo, porque a quantidade de pessoas que se socorrem nos nossos serviços públicos de saúde e as doenças mais graves que chegam ao nosso Hospital Universitário são grandes exemplos que integram a nossa coletividade”, afirmou. Agradecendo em nome de todos os homenageados, o superintendente do Complexo Hospitalar, José Luciano Bezerra Moreira, disse dividir a homenagem e todos os agradecimentos da solenidade entre os mais de 3.500 profissionais que povoam o HUWC.
“Enquanto nós estamos aqui, participando dessa bela festa, tem um time muito grande de pessoas atuando naquela casa para dar assistência da melhor qualidade com a competência mostrada por nosso técnico de radiologia, por nosso técnico de laboratório e assim por diante, em relação a toda a miríade de profissionais que compõem as duas instituições: o HU e a MEAC (Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)”, enfatizou Luciano Moreira.
Importância da equipe multidisciplinar
Na universidade há 50 anos, o vice-reitor da UFC, Glauco Lobo, pontuou que grande parte dos médicos do Ceará passou pelo Hospital Universitário. “Na verdade, todos nós somos devedores. Nada que a gente faça por aquele Hospital vai pagar o que ele nos deu, o que ele continua dando e o que ele vai nos dar muito mais ainda”, frisou. Já o diretor do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Daniel de Holanda, ressaltou o valor da multidisciplinaridade no exercício da Medicina. “O Hospital Universitário foi o primeiro local onde eu percebi a importância da equipe multidisciplinar, por isso acho que esta plateia está bem representada”, enfatizou, acrescentando que busca replicar esse cuidado com a saúde de forma integral nas outras unidades por onde passa.
Foram agraciados com homenagens o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, José Luciano Bezerra Moreira; a anestesiologista e professora de Medicina Josenília Maria Alves Gomes, no ato representada por Renan Magalhães Montenegro Junior, gerente de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da UFC; a enfermeira Diva Alves Ramalho; o chefe do Setor de Administração, Antonio Luiz Pereira Machado; a técnica de enfermagem Tereza Cristina Frazão da Costa; o técnico em radiologia Edvan Lopes Alcântara; o técnico em laboratório André Jhonathan Dantas; a fonoaudióloga Alessandra Teixeira Bezerra de Mendonça; o médico radiologista Francisco José Magalhães Porto; e a médica clínica Geísa Maria Evangelista Leal.
Também participaram da solenidade a gerente de Atenção à Saúde em exercício do Hospital Universitário Walter Cantídio, Maria Airtes Vieira Vitoriano; o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha; colaboradores, familiares e amigos dos homenageados.
Apoio
A Semana HUWC 60 Anos de História foi uma realização do Hospital Universitário Walter Cantídio. A semana de atividades contou com o apoio do Sesi, do Sintufce, do Hemoce, da Faculdade de Medicina da UFC, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), do Grupo São Carlos Medicina e Saúde, do M. Dias Branco, da Unimed, do Sebrae Ceará, do Sicredi, do Senac Ceará, da Progastro, da Cooperativa de Endoscopia do Ceará (Coopend), do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), da Endoclínica e da CSI Locações.
Fontes: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE), jornalista chefe da Unidade de Comunicação Social do HUWC, e equipes de Comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza e da Assembleia Legislativa do Ceará