Notícias
AME SEU VIZINHO
Áreas de convivência e circulação do HUWC são requalificadas por 145 voluntários
Uma manhã de união e doação por uma causa: melhorar áreas de convivência e circulação do Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. Cerca de 145 pessoas transformaram para melhor, durante esse sábado (23), o estacionamento da entrada administrativa, a rampa de acesso ao bloco cirúrgico e a área de carga e descarga de materiais do Hospital na ação de voluntariado “Ame Seu Vizinho”.
No estacionamento da Rua Pastor Samuel Munguba, na entrada administrativa do bloco central do HUWC, os voluntários lixaram grades, pintaram paredes e meio-fio e demarcaram vagas de estacionamento. Também foi feito um serviço de poda de árvores pela equipe de manutenção do HU. A rampa de acesso ao bloco cirúrgico do Hospital ganhou cores em formas geométricas que deram vida àquela via de circulação. Já a área de carga de descarga de materiais passou por uma cuidadosa limpeza e ganhou jardins, requalificando o espaço para a convivência de colaboradores e fornecedores.
De iniciativa do Instituto Vida Videira e da Comunidade Cristã Videira, a ação contou com o apoio voluntário de integrantes da comunidade evangélica, colaboradores do próprio Complexo Hospitalar – Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) – e demais interessados em ajudar. O envolvimento absoluto de áreas como a Gerência Administrativa, os setores de Infraestrutura Física e Hotelaria e a Unidade de Comunicação Social também foram fundamentais para o sucesso da ação. Houve, ainda, a participação do grupo “Mãos de Fada”, com os serviços de design de sobrancelhas e massoterapia para os voluntários.
Algumas pessoas que não conseguiram participar da ação do dia 23 doaram, antecipadamente, materiais e dinheiro para a compra de insumos. Quase R$ 2.300 foram arrecadados, além de materiais de pintura, mudas de plantas, decoração natalina e lanches para os voluntários. “Em apenas duas semanas, conseguimos organizar tudo. No início, achei que não conseguiríamos pelo pouco tempo e pela necessidade de uma logística relativamente complexa, mas todo mundo se envolveu. Tivemos um resultado que superou muito as nossas melhores expectativas”, avaliou Juliana Comaru, coordenadora da ação e enfermeira do Complexo Hospitalar da UFC.
Com sorriso largo, Carol Correia, representante da unidade Centro da Comunidade Cristã Videira, destacou a importância que ações como essa tem na vida de voluntários e das pessoas beneficiadas. “A gente não espera que a sociedade faça algo pela igreja, mas nós, como igreja, temos de ir até a sociedade, levar o amor e a generosidade. Além da transformação de um local, ações como essa transformam a vida de quem ajuda e de quem é ajudado. As pessoas vão chegar ao hospital e sentir um amor ainda maior, um cuidado ainda mais verdadeiro por tudo que a gente está fazendo aqui”, disse. Carol acrescentou que a ação “Ame Seu Vizinho” aconteceu simultaneamente em Fortaleza, Natal, Recife e Brasília, com cerca de 9.700 voluntários beneficiando 148 instituições.
Uma das voluntárias mais empolgadas era Aline Feitoza, arquiteta do Complexo Hospitalar da UFC. Para ela, o voluntariado é uma forma de fazer mais pelos hospitais. “Como voluntária, eu adorei ter participado pela transformação que a gente conseguiu trazer para o HUWC. Outro ponto muito positivo é que ações assim juntam o Hospital e a Maternidade em prol de uma mesma causa. Isso é fantástico”, disse, Aline, bastante entusiasmada.
Gerente administrativa e superintendente substituta do Complexo Hospitalar da UFC, Dra. Eugenie Néri adiantou que o impacto de ações como essa incentiva novas edições. “De fato, queremos que a comunidade se envolva com os hospitais universitários, e que a gente consiga fazer com que cada um entenda que a transformação pode ser de fora para dentro, mas também de dentro para fora. Estamos tentando fortalecer este movimento de inserir os HUs cada vez mais na comunidade. Esperamos, com isso, iniciar a revitalização de áreas de convivência para colaboradores e de espaços internos e externos que acolham os pacientes e seus familiares para que, assim, tornemos a humanização uma prática cada vez mais fortalecida dentro dos nossos hospitais”, ressaltou a gestora.
,
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand fazem parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460