Sobre O NATS-Humap/UFMS
Apresentação
A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), conforme estabelecido pela Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (PNGTS/2009), é um processo contínuo e estruturado que analisa os impactos clínicos, econômicos, sociais e éticos das tecnologias em saúde. Essa abordagem visa subsidiar decisões mais seguras, eficazes e equitativas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse contexto, a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) configura-se como uma estratégia nacional essencial para a difusão e fortalecimento da ATS, promovendo capacitação, padronização metodológica e apoio à tomada de decisão baseada em evidências. Desde 2020, a Rede vem avançando na classificação e no mapeamento da capacidade técnica dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), com o objetivo de ampliar a produção de estudos e apoiar a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) no processo de incorporação de tecnologias no SUS.
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), fundado em 3 de abril de 1975, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e filiado à Ebserh desde 2013, é um hospital de ensino que integra assistência, ensino, pesquisa e extensão. Com 229 leitos instalados e ampla estrutura física, é referência regional em média e alta complexidade no atendimento ao SUS. É referência em excelência na formação, oferecendo 20 programas de residência médica, 01 programa de residência multiprofissional, 2 programas de residência uniprofissional, além de atuar de forma estratégica na qualificação da atenção hospitalar e no desenvolvimento de políticas públicas em saúde. Sua estrutura inclui serviços especializados como Ambulatórios, Centro Cirúrgico, Hospital Dia, UTIs adulto, pediátrica e neonatal, Unidade Coronariana, Pronto Atendimento Médico, diagnóstico por Imagem, Radiologia, Hemodiálise, Banco de Leite Humano, entre outros.
O Humap-UFMS também é um campo de prática para o ensino e pesquisa em várias áreas de assistência e gestão em saúde e integra-se ativamente à rede municipal de atenção à saúde de Campo Grande/MS. É referência em áreas como infectologia, AVC isquêmico e gestação de alto risco, e participa de redes estratégicas como a Rede Cegonha e a Rede de Urgência e Emergência. Inserido neste cenário, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS-Humap/UFMS) tem como missão institucionalizar o uso de evidências científicas para subsidiar a elaboração de Protocolos Clínicos Assistenciais e Pareceres Técnico-Científicos (PTC) de qualidade para Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) hospitalar. Ao subsidiar gestores com informações técnicas confiáveis e atualizadas, o NATS fortalece a tomada de decisões sustentáveis e baseadas em evidências, promovendo a eficiência do sistema e assegurando os princípios do SUS: igualdade, equidade e universalidade.
Diante dos desafios e oportunidades que a inovação tecnológica impõe ao ambiente hospitalar, o NATS-Humap/UFMS se posiciona como um núcleo estratégico na promoção de decisões em saúde mais seguras, eficazes e sustentáveis. Ao aliar rigor técnico, atualização constante e compromisso com os princípios do SUS, o núcleo fortalece a gestão pública e qualifica a assistência hospitalar. Consolidar e valorizar núcleos de ATS como o NATS- Humap/UFMS é essencial para garantir que a incorporação de tecnologias esteja sempre pautada por evidências, responsabilidade e impacto positivo para a saúde da população.
História e estrutura (experiência no campo da ATS)
O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) é uma estrutura permanente, que reúne, dentro de uma instituição pública ou privada sem fins lucrativos, recursos e profissionais com competência técnica para desenvolver, promover e executar a ATS. O NATS-Humap/UFMS, foi aceito formalmente como membro da Rede Brasileira de Avaliação das Tecnologias em Saúde (REBRATS) em 07 de novembro de 2019. Este núcleo está subordinado diretamente a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Humap-UFMS e foi estruturado de acordo com as Diretrizes para implantação dos NATS da rede Ebserh, possui um Regimento Interno aprovado em Colegiado e Publicado em Boletim de Serviço, tendo como finalidade geral assessorar a Superintendência e unidades hospitalares do Humap-UFMS, na avaliação, incorporação, monitoramento e desincorporação de tecnologias em saúde informado por evidências científicas, visando aumentar a eficiência na alocação de recursos, melhorias na qualidade da assistência e maior sustentabilidade financeira. Além disso, tem o papel de institucionalizar o uso da evidência científica e promover a cultura da Prática em Saúde Baseada em Evidências (PSBE) na rotina dos profissionais de saúde da instituição.
De acordo com a última classificação dos NATS da REBRATS, em 04 de março de 2024, o NATS-Humap/UFMS se classifica como nível 1 no eixo Síntese de Evidências (SE), e nível 0 nos eixos Avaliação Econômica (AE) e Diretrizes/Protocolos Clínicos (PCDT). Para esta classificação, o grupo deve possuir duas pessoas com competência descrita (básica) para realização de revisão sistemática e metanálise. Na próxima classificação, pretende-se elevar de nível 1 para nível 2 ou 3 no eixo Síntese de Evidências (SE), e provável enquadramento em nível 1 no eixo Avaliação Econômica (AE), mediante as atividades, capacitações e publicações realizadas por membros NATS.
O NATS-Humap/UFMS tem caráter multidisciplinar, e atualmente tem em sua composição 14 profissionais da saúde, de diferentes áreas e expertises (11 membros internos e 3 consultores externos), de acordo com última Portaria - SEI nº 11, de 21 de janeiro de 2025, publicada no Boletim de Serviço nº 702, de 22 de janeiro de 2025. Dentre os membros contamos com cirurgião dentista (01), enfermeiros (05), educador físico (01), farmacêuticos (04), fisioterapeutas (02) e nutricionista (01). Os membros NATS não possuem reserva de carga horária para realização das atividades, com exceção de 1 membro possuir autorização para ampliação de carga horária para dedicação de 4 horas semanais às atividades pertinentes ao núcleo.
O núcleo possui membros com experiência em Síntese de Evidências, Revisão sistemática e Metanálise, Pareceres técnico-científicos (PTC), Notas Técnicas de Revisão Rápida (NTRR), publicização de conhecimento por meio de artigos científicos oriundos de produtos de ATS, bem como de estudos clínicos (clinical trials). O NATS-Humap/UFMS tem o potencial para ofertar Cursos e Capacitações em ATS e Avaliação Econômica em Saúde para NATS, o que impulsiona as atividades para atuação em toda a Rede Ebserh e na formalização de Convênios e acordos com a comunidade científica.
O NATS-Humap/UFMS oferece suporte técnico-científico às Comissões do Hospital, principalmente CFT (Comissão de Farmácia e Terapêutica) e CPPS (Comissão de Padronização de Produtos para a Saúde) para elaboração de produtos em ATS relativos aos processos de incorporação de novas tecnologias em saúde não padronizada na instituição. O núcleo apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisa no âmbito da ATS no hospital, promove capacitações e eventos referentes à ATS e à PSBE, para colaboradores Ebserh, gestores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, visando a democratização da ATS e à formação contínua de profissionais.
Ainda, o NATS-Humap/UFMS integra um Acordo de Cooperação técnica, sem transferência de recursos, com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS), a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o NeV Pantanal (Núcleo de Evidências Científicas) e a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES). A iniciativa tem como foco a institucionalização do uso de evidências científicas nos serviços de saúde e o fortalecimento da Rede Estadual de Políticas Informadas por
Evidências (PIE) em Mato Grosso do Sul. Entre os principais objetivos do acordo estão a produção de estudos primários e secundários — como revisões sistemáticas e sínteses de evidências — e a promoção da cultura de tradução do conhecimento, por meio de metodologias participativas, como os diálogos deliberativos.
Além disso, o acordo busca ampliar a divulgação científica e desenvolver ações estruturantes voltadas à consolidação da Rede Estadual de PIE, contribuindo para uma tomada de decisão mais qualificada e baseada em evidências no âmbito da saúde pública estadual.
Missão
Avaliar tecnologias em saúde de forma sistemática, ética e transparente, apoiando a tomada de decisão da gestão hospitalar baseada em evidências e promovendo a inovação, a sustentabilidade do cuidado, e a melhoria contínua da eficiência e qualidade da atenção em saúde.
Como a Instituição trabalha
O NATS-Humap/UFMS adota um processo estruturado para atender as demandas de maneira eficiente e precisa. Esse processo inclui o recebimento da solicitação, seja por meio de processo SEI ou e-mail, a análise do contexto da demanda, a designação de especialistas para elaboração do parecer, a revisão e validação do conteúdo, até a entrega final do parecer ao solicitante. Vale ressaltar que o NATS-Humap/UFMS realiza atendimento exclusivamente para clientes internos do Humap-UFMS.
Planos futuros
1. Capacitação contínua da equipe
a. Viabilizar incentivos e recursos financeiros a unidade competente para participação de membros NATS em eventos, congressos e demais atividades ligadas a ATS e relacionadas a promoção de eventos/capacitações deste núcleo;
b. Fortalecer parcerias com instituições de referência para intercâmbio de conhecimentos e metodologias;
2. Ampliação da produção científica e divulgação de estudos
a. Ampliar a produção de pareceres técnicos científicos e revisão rápida em ATS para apoiar o gestor hospitalar na tomada de decisões informadas;
b. Incentivar à publicação de relatórios e artigos científicos sobre ATS em periódicos de alto impacto;
c. Criar um boletim informativo periódico em ATS para divulgar e apoiar a tomada de decisão na instituição;
3. Desenvolvimento de protocolos institucionais baseados em evidências
a. contribuir para o desenvolvimento de protocolos clínicos assistenciais que visem à otimização da assistência à saúde e ao fortalecimento da institucionalização do uso de evidências;
4. Integração com outras unidades e setores estratégicos
a. Estabelecer fluxo contínuo de comunicação entre o NATS, a gestão hospitalar e os serviços assistenciais;
b. Participar ativamente nas discussões sobre incorporação de novas tecnologias em comissões do hospital que apoiam a tomada de decisão;
c. Ampliar a participação e aproximação das redes de ATS em âmbito nacional e internacional;
5. Aprimoramento da infraestrutura e ferramentas de análise
a. Inaugurar área física com estrutura, mobiliário e infraestrutura tecnológica para o funcionamento do NATS;
b. Adquirir softwares para modelagem econômica e análise de dados clínicos;
c. Viabilizar acesso a bancos de dados institucionais para facilitar a realização de estudos em ATS e de avaliação econômica;
6. Fortalecimento do financiamento para pesquisas em ATS
a. Captar recursos junto a órgãos de fomento para viabilizar estudos estratégicos;
b. Estabelecer colaborações com empresas e instituições públicas para financiamento conjunto de projetos;
c. Incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que versem sobre ATS no hospital;
7. Sensibilização e disseminação do conhecimento em ATS
a. Divulgar e democratizar o NATS na instituição;
b. Promover eventos, seminários e cursos abertos sobre ATS para profissionais de saúde, gestores e acadêmicos de graduação e pós-graduação;
c. Criar repositório digital acessível com informações sobre tecnologias avaliadas pelo NATS.
Informações para contato
Coordenador: Elaine de Oliveira Araújo
Endereço: Av. Senador Filinto Muller nº 355 - Cidade Universitária Bairro: Vila Ipiranga - Campo Grande/MS CEP: 79080-190.
Email: nats.humap@ebserh.gov.br