Notícias
PREVENÇÃO
Comissão multidisciplinar do Humap atua na prevenção de acidentes de trabalho causados por materiais perfurocortantes
Campo Grande (MS) – Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os profissionais, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap- UFMS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conta com uma Comissão Gestora Multidisciplinar de Material Perfurocortante. A iniciativa tem como principal missão prevenir acidentes de trabalho no hospital com objetos cortantes e perfurantes, como agulhas, lâminas e outros materiais que representam riscos à saúde dos trabalhadores.
Os materiais perfurocortantes representam risco elevado para os profissionais, principalmente pela possibilidade de exposição a agentes biológicos, como os vírus da hepatite B e C e o HIV, por meio de acidentes com agulhas e outros objetos cortantes. “Esses acidentes podem ocorrer não apenas durante procedimentos assistenciais, mas também no manuseio e descarte inadequado dos materiais, afetando inclusive trabalhadores terceirizados, como os que atuam na limpeza ou no transporte de resíduos”, explicou Anna Karolina Assis Nascimento, presidente da Comissão.
Criada em 2022, a Comissão é formada por representantes de diversos setores, como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a equipe de Gerenciamento de Resíduos, a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho (Usost), a Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (UDIP), entre outros. Seu objetivo é elaborar e implementar o Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes, conforme as diretrizes da Norma Regulamentadora (NR- 32), do Ministério do Trabalho.
Desafios e cultura da prevenção
Entre os maiores desafios enfrentados pela comissão estão a falta de conscientização por parte dos profissionais, o uso incorreto dos materiais e o descarte inadequado. A presidente da comissão destacou que a mudança de cultura depende tanto da gestão quanto do envolvimento das equipes: “A prevenção precisa ser uma responsabilidade compartilhada. Os trabalhadores podem contribuir participando da comissão, conhecendo como funciona o trabalho da equipe e, principalmente, notificando situações de risco e adotando boas práticas no dia a dia.”
A comissão ainda é pouco conhecida entre os profissionais do hospital, mas vem ganhando espaço e reconhecimento institucional. “A expectativa é que a atuação se torne cada vez mais estratégica na consolidação de uma cultura de segurança. Nosso papel é proteger a integridade dos trabalhadores e criar um ambiente seguro. Mas isso só será possível com a participação de todos, desde os gestores até os profissionais da assistência e os estudantes em formação”, ressaltou Anna Karolina.
Ações estratégicas
A Comissão tem implementado uma série de ações visando à redução de riscos de acidentes, à proposição de melhorias e à promoções de ações educativas para aumentar a segurança dos profissionais no ambiente hospitalar. Entre as iniciativas destacam-se: análise mensal de acidentes com materiais perfurocortantes, realização de ações de educação e capacitação, e monitoramento e avaliação contínuos. Além disso, medidas como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs), a adoção de práticas seguras no manuseio e descarte de materiais perfurocortantes, e a capacitação dos trabalhadores sobre os riscos e procedimentos de segurança já fazem parte da rotina do hospital. “Essas práticas estão sempre disponíveis aos profissionais, e a Comissão, em parceria com a Usost, CIPA e outros grupos, realiza ações contínuas para garantir que essas medidas não sejam negligenciadas no dia a dia, dada a intensidade da rotina hospitalar”, finalizou a profissional.
Sobre a Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.
Tags: Humap, segurança, comissão, material perfurocortante, proteção, colaboradores