Notícias
TREINAMENTO
Humap sedia curso para profissionais de fisioterapia
A Comissão Provisória de Gerenciamento de Crise e Enfrentamento ao Covid-19 do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-13) e a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva de Mato Grosso do Sul (Assobrafir) organizaram um curso de Capacitação para Fisioterapeutas no Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de maio no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh).
Mais de 90 profissionais participaram das aulas, e as turmas tiveram que ser divididas por questão de medidas de segurança à Covid-19.
O fisioterapeuta intensivista Rodrigo Garcia, que faz parte do Comitê de Gerenciamento de Crise de Campo Grande, ajudou na capacitação. Outros palestrantes foram o diretor regional da Assobrafir, Gabriel Rapello, e o coordenador do Departamento de Fiscalização do Crefito-13, Rodrigo Koch. O curso contou com apoio do setor de Gerência de Ensino e Pesquisa do Humap-UFMS (GEP), que propiciou a utilização das salas de aula e do Centro de Simulação Realística Clínica, equipados com manequins e equipamentos hospitalares para treinamento.
Os profissionais passaram por estações teóricas e práticas sobre cuidados das vias aéreas e oxigenoterapia; ventilação mecânica; e posição prona. As turmas de quinta-feira e sexta-feira foram abertas para profissionais da Capital. Já o sábado foi dedicado aos fisioterapeutas das cidades do interior. Participaram profissionais de Terenos, Sidrolândia, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Fátima do Sul, Aquidauana, Maracaju, Jardim, Chapadão do Sul e Porto Murtinho.
O vice-presidente do Crefito-13, Rodrigo Re Poppi, integrante da Gerencia de Ensino e Pesquisa do Humap, ressaltou que houve no total 164 inscritos. “Aos profissionais que não conseguiram participar do curso, tenham a certeza que o Conselho vai buscar formas para que o conteúdo possa chegar a todo o Estado”.
Poppi destacou a importância das parcerias patra que fosse possível a realização do evento. “Agradecemos os muitos esforços conjugados para que o curso fosse realizado, em especial à professora Maria de Fátima Meinberg Cheade, gerente de ensino e pesquisa do Humap/UFMS, à Assobrafir, à Pullmonar e Denis Pareira, pelo apoio na realização do curso”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.